Aprender a empreender

ISE Business School
EMPRESE
2 min readOct 13, 2016

--

Ricardo Engelbert

O famoso empreendedor Peter Thiel — um dos fundadores do PayPal, um dos primeiros investidores do Facebook e autor do best-seller de “De zero a um” — afirma que: “O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula necessariamente não pode existir”. Com essa afirmação categórica ele discorda radicalmente de outro famoso autor e empreendedor, Steve Blank, que após criar várias empresas resolveu abraçar uma carreira acadêmica e colocar sua experiência em livros que se parecem bastante com manuais para empreendedores. O título do livro mais famoso é “Os quatro passos para a epifania”, mas também lançou com Bob Dorf o ainda mais direto: “Startup — manual do empreendedor”.

Enquanto um defende a ideia de que o espírito empreendedor é algo que nasce com a pessoa, e repassar isso para outras é algo muito difícil (se não impossível), o outro acredita que com uma certa disciplina e metodologia pode-se alcançar o sucesso como empreendedor.

Pessoalmente eu tendo mais a concordar com Steve Blank, não por conta dos seus livros com jeitão de manuais, mas pelo movimento que seu trabalho acadêmico gerou: conhecido como “lean-startup”. Não que eu duvide da visão de Thiel, de que nascer com habilidades de um “super-empreendedor” ajuda muito no sucesso de qualquer empreendimento, só penso que isso é realmente muito mais difícil de replicar.

Eric Ries, autor do igualmente famoso livro “A startup enxuta”, foi aluno de Blank em Stanford e sintetizou no livro algo que já fazia parte do sistema de gestão de empresas de muito sucesso, como é o caso da Toyota e seu sistema produtivo, agora onipresente em várias indústrias e setores.

Muito mais do que uma receita de bolo pronta para ser empregada, o conceito leva para as empresas e projetos os princípios básicos do método científico e processo de aprendizagem: preste atenção no entorno, teste suas hipóteses experimentando rapidamente, peça feedback dos clientes, analise os resultados e volte ao começo do processo. Ou seja, aprenda a empreender.

Ricardo Engelbert é Diretor dos departamentos de Sistemas de Informação e Operações do ISE Business School.

--

--

ISE Business School
EMPRESE
Editor for

Uma escola de negócios internacional focada no desenvolvimento de líderes que possam influenciar o mundo positivamente. | São Paulo, Brasil.