Publique a sua API Ruby no AWS Lambda, com o Framework Jets

Giorgio Lucca
Enable Ventures
Published in
2 min readJul 28, 2020

Hoje vamos falar sobre o Framework Jets, que possibilita a criação de uma aplicação serverless com poucos comandos.

O Ruby on Jets permite criar e publicar aplicações utilizando a arquitetura serverless com facilidade, com ele é possível ir adicionando os serviços da AWS utilizando a linguagem Ruby. O framework inclui tudo o que você precisa para criar uma API e implantá-la através do AWS Lambda.

O objetivo desse artigo é te mostrar um passo a passo bem simples, de como desenvolver uma API REST utilizando o scaffold do Jets.

Tá, mas o que eu ganho fazendo isso?

Sendo bastante sucinto, posso dizer que essa abordagem permitirá que você possa se concentrar totalmente na sua aplicação, sem ter que se preocupar com a gestão de servidores, somente com o seu sistema. Uma outra grande vantagem é a economia. O nível de uso gratuito do AWS Lambda inclui 1 milhão de solicitações gratuitas por mês e 400.000 GB/segundos de tempo de computação por mês, incrível não?

O Jets ainda te dá a opção de usar o Amazon DynamoDB, um banco de dados NoSQL com 25 GB de armazenamento gratuito. Dependendo do quanto a sua aplicação for acessada, você não pagará nada para mantê-la.

O serverless traz vários outros benefícios que não serão foco desse artigo. Por isso, recomendo que leiam também o texto Serverless — mais foco nas suas aplicações que introduz os conceitos dessa arquitetura de forma bem completa.

Eu já construí a minha API no Rails, o que eu faço?

O Jets também dá a possibilidade de fazer o deploy de aplicações já criadas com esse framework através do Jets Afterburner, é bom frisar que essa abordagem ainda é experimental, mas vale a pena dar uma olhada, ok?

Chega de enrolação, bora pro código!

Vamos criar um novo projeto utilizando o Jets.

Comandos

O Jets tem vários outros comandos disponíveis. Para mais informações é só digitar “jets — help

Deploy

Você poderá fazer um deploy de sua aplicação após configurar devidamente suas credenciais da AWS, é só digitar “jets deploy” e Voilà!

Para mais informações, consulte a documentação oficial, o framework te dá inúmeras possibilidades de configuração, incluindo Custom Domain.

Conclusão

Caso o projeto da sua API não seja muito complexo, sugiro que você dê uma chance pro Jets!

Você terá mais tempo para focar na implementação da sua aplicação por um custo relativamente menor.

--

--