America X Bonsucesso: Números, história e uma taça em jogo

Fernando Saol
encarnado
Published in
4 min readJul 30, 2019
Foto: Márcio Menezes

Quando America e Bonsucesso entrarem em campo para disputar o título do primeiro turno da Série B1 2019, farão o confronto n° 121 entre as duas equipes. Um duelo tão tradicional e com 90 anos de história (o primeiro confronto data de 1929) vai definir quem leva a Taça Santos Dumont para casa. O jogo que será disputado no estádio de Moça Bonita é o tira-teima das duas melhores campanhas dessa primeira metade do Campeonato. Os dois clubes estão empatados com o melhor ataque da competição, 17 gols para cada. O Bonsucesso tem a melhor defesa, porém vem de três empates seguidos. O America, com uma campanha menos linear, vem de duas vitórias e a torcida deposita suas esperanças no time do técnico Ney Barreto, que vem de ótimo trabalho na base dos Diabos Rubros.

“Em qual divisão o America deveria estar, Ney?”

Sabemos que as estatísticas históricas não entram em campo e muitas vezes só valem à título de curiosidade, mas julgamos fundamental conhecermos nossa história e nossos números, nossos craques, nossa tradição.

O confronto que se iniciou em 1929 e teve uma longa pausa entre 1993 e 2016 já teve grandes jogos e personagens. E hoje falaremos de um jogo em especial, a fantástica goleada do America em 1942.

O campeonato Carioca de 1942 não registrou uma campanha memorável do America, apesar do belo time formado. A incrível campanha de saldo zero, com 62 gols marcados e 62 gol sofridos é só uma das façanhas do clube que aplicou e sofreu goleadas durante a competição. Após início sofrível e com recuperação alardeada por todos os veículos de comunicação, o America terminou o torneio de três turnos na sexta colocação. Naquele ano Flamengo, Botafogo e Fluminense eram as equipes mais fortes e a diferença para os demais clubes era enorme.

Porém, o que nos interessa nesse ano é uma das maiores goleadas aplicadas pelo America em cima do Bonsucesso. No dia 26 de julho de 1942, o Mecão receberia o Bonsuça no Estádio da Rua Campos Sales e seria impiedoso como anfitrião. O técnico Gentil Cardoso comandava o time numa reação elogiável no Campeonato.

Esporte Ilustrado — 1942

O America iniciou a partida com Mozart no gol, Osny e Gritta na zaga, Oscar, Jayme e Geraldo fechando o setor defensivo. Pelo meio, Nelsinho e Carola. O ataque americano era formado por César, Maneco e Esquerdinha. O curioso é que com 30 segundos de partida, o Bonsucesso abriria o placar com um gol do atacante Lindo. A vantagem duraria 17 minutos. O America empataria com César e logo a seguir, Nelsinho e Esquerdinha ampliariam o placar. Esquerdinha que ao fim do primeiro tempo, carimbaria uma cobrança de penalty na trave. O segundo tempo foi arrasador. Num intervalo de 2 minutos, o America chegava ao 4° e 5° gols com Nelsinho e Maneco. César e Esquerdinha dariam números finais à partida no fim da segunda etapa. A atuação de Jayme nessa partida foi muito elogiada, assim como Gritta e Maneco.

O Globo Sportivo — 1942

A incrível renda de Cr$ 7 milhões de cruzeiros. Isso a Globo não mostra.

Jayme era um dos melhores jogadores daquele time de 1942 — Revista Esporte Ilustrado — 1942

Que a vantagem rubra aumente e que a torcida do America saia sorrindo de Moça Bonita. O America precisa voltar ao seu lugar na História.

--

--