Fontaine: o maior artilheiro de uma única Copa

Raphael Evangelista
Enciclopédia das Copas
2 min readJul 19, 2022
Foto: Wesportfr.com

Ele é o maior goleador de uma única edição das Copas e dificilmente será batido: 13 gols.

Just Fontaine nasceu no Marrocos, então colônia da França e aos 20 anos se mudou para a metrópole, onde viraria ídolo no futebol.

Ele tinha como maiores características a velocidade, dribles curtos, boa pontaria em chutes certeiros e, apesar de não ser muito alto, era um excelente cabeceador.

Foi com essas habilidades que entrou pra história ao se tornar o único jogador a marcar 13 gols em uma única edição da Copa, em 1958.

Nessa edição ele também ajudaria os Bleus a chegarem até a sua melhor classificação, o terceiro lugar. Feito que duraria até o título de 1998.

Na Suécia, ele marcou na primeira fase: 3 gols na estreia contra o Paraguai (7x3 França), 2 contra a Iugoslávia (3x2 Iugoslávia) e 1 contra a Escócia (2x1 França). No mata-mata, foi decisivo para a campanha histórica francesa.

Marcaria mais 2 contra a Irlanda do Norte (4x0 França) nas quartas, mais 1 na eliminação da semi contra o Brasil (5x2 Brasil). Apesar do mau resultado, sua última impressão em Copas seria a coroação de uma Copa inesquecível.

Faria mais quatro gols contra a Alemanha Ocidental na disputa pelo terceiro lugar (6x3 França) terminando a Copa somando treze gols, superando o artilheiro do mundial anterior, o húngaro Sándor Kocsis, que marcou onze.

Apesar de meteórica, sua carreira na seleção francesa foi curta por conta de lesões. Ele fez 21 jogos — com 31 gols marcados — apenas e disputou apenas a Copa de 1958. Chegou a disputar partidas pelas eliminatórias de 1954 (mas não foi convocado) e para 1962, quando precisou se aposentar precocemente.

Até ser ultrapassado por Gerd Müller, Miroslav Klose e por Ronaldo, Fontaine deteve o título de maior goleador da história das Copas. A diferença entre os três outros jogadores citados e o francês, é que Muller, Klose e Ronaldo estiveram em pelo menos três Copas para atingir o feito.

Foi um dos mais importantes jogadores da história do futebol francês e chegou a ser homenageado pela FFF em 2005 como o maior futebolista francês dos últimos 50 anos

--

--

Raphael Evangelista
Enciclopédia das Copas

Escrevo algumas coisas. Já fui redator lá naquele site das listas, adoro pizza, cachorro quente e paro a vida por um mês a cada quatro anos para ver a Copa.