Blog no Instagram? Engajamento e criação de conteúdo, e agora?

Hélio Matukawa
Encontro Literário
2 min readJul 13, 2020

Durante os últimos dias, usuários destacaram novas ferramentas no Instagram. Uma delas, o Reels, disponível no Brasil, permite o compartilhamento de vídeos, foi indicado como um concorrente do Tik Tok. Outra funcionalidade é uma espécie de blog dentro do próprio Instagram, e que aparentemente ainda não está disponível no Brasil.

Photo by NeONBRAND on Unsplash

Diante dessas novas possibilidades, como podemos desenhar o cenário para os criadores de conteúdo?
Vejo que a opção de textos mais longos, com a citação das publicações, pode ajudar a aprofundar um tema. Com o espaço limitado nas legendas, nem sempre é possível abordar determinadas temáticas com a profundidade desejada. A legenda pode ser destinada também a uma versão mais "poética" do tema abordado, visto que o foco da rede social são as fotos.
Também é possível utilizar a ferramenta para a organização das publicações conforme os temas abordados, incluindo as correlações presentes entre os temas.

Em relação ao reels, pode ser utilizado para trazer conteúdo relacionado à arte publicada no perfil de uma maneira mais descontraída. Na minha visão, o reels e o IGTV seriam voltados à arte, com abordagens diferentes, e os stories seriam dedicados para a interação com o público, sendo o conteúdo voltado ao artista.

As novas ferramentas abrem possibilidades para a criação de conteúdo, mas, mesmo para quem busca texto, será dedicado um tempo para a leitura dentro do Instagram? O Instagram é voltado para o compartilhamento de fotos e vídeos. Em sua essência, ele é uma rede social. Lembre-se disso antes de focar toda sua criação de conteúdo para dentro dessas novas ferramentas.

--

--