A fotografia de André Bueno

Radhi
Radhi
May 29, 2019 · 2 min read
Fonte: http://www.andrebueno.com.br/

André Bueno é fotojornalista e educador. Sua trajetória, apresentada para a turma ilustra a inquietação que se tornou fio condutor de uma jornada coesa entre fotografar e educar o olhar de quem vê. Seu trabalho autoral busca o recorte das ruas e das margens da cidade. Nas imagens há uma busca pelo humano, trazendo a tona personagens que normalmente não podem se ver retratados. É consciente a preocupação com este recorte, e não é a toa que seu trabalho como educador caminha junto ao seu trabalho autoral como fotografo.

A conversa com André despertou diversas questões interessantes para a Educomunicação e dentre elas destaco: a potência da fotografia como ferramenta de expressão; o trabalho de educação do olhar através tanto do fazer fotográfico quanto do contato com a fotografia; o trabalho de empoderamento de comunidades marginalizadas através do retrato e da expressão artística e etc. Mas destaco aqui outra reflexão que a trajetória de André me despertou: a da relação educador-artista. Existem muitas frases repetidas por gerações que dizem sobre este lugar comum do professor como alguém que “falhou” em outra área. “Quem sabe faz, quem não sabe ensina”, diz a frase tão repetida, e que é um estigma que persegue particularmente os arte-educadores. Nesse sentido, a coerência entre a produção autoral de André e seu trabalho como educador são um exemplo interessante de reflexão. Sua produção pessoal e os projetos de que participou como educador parecem constituir uma única grande pesquisa maior. Um fortalece e complementa o outro. André prova, nessa jornada que ainda está em progresso, que é perfeitamente possível encontrar um caminho coeso entre o fazer e o pensar educação e arte.

Encontros com a Arte e os Artistas

Blog de reflexões da disciplina ‘Encontros com a Arte e os Artistas’ da Escola de Comunicações e Artes da USP

Radhi

Written by

Radhi

Essa bagunça toda.

Encontros com a Arte e os Artistas

Blog de reflexões da disciplina ‘Encontros com a Arte e os Artistas’ da Escola de Comunicações e Artes da USP

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade