Café Acadêmico — Karol Conká

Alef Castro
Encontros com a Arte e os Artistas
2 min readJun 25, 2019

Aula 28/05

A Agência de Comunicações Jr. promoveu no dia 28 de maio, às 19h, mais uma edição do Café Acadêmico, com a participação da cantora, apresentadora e compositora Karol Conka. O café acadêmico é um evento que reúne troca de experiências, talk show e uma conversa com personalidades influentes, tal qual a convidada deste ano. No formato de um jantar, é possível conversar com um convidado sobre sua trajetória de carreira, desafios de sua área entre outros temas. Além disso, busca-se arrecadar alimentos para uma instituição beneficente: ou seja, tudo aquilo que não foi consumido durante o café, foi doado.

Quando se fala de moda, muitas vezes pensamos em uma moda elitista para poucos, mas moda é arte, é cultura, é expressão, e deveria ser para todos. Pensando-se nisso, surgiu na comunidade de Paraisópolis o Projeto PIM, ou “Periferia Inventando Moda”, para aproximar a periferia desta arte.

O projeto capacita modelos, stylists, fotógrafos e mais profissionais do ramo e já recebeu apoio de estilistas de grande renome nacional e no Café Acadêmico, o projeto apresentou sua nova coleção (figura 1) em um desfile para todos os participantes presentes!

(figura 1)

Logo após o desfile, houve o bate papo com a Karol Conka. Ela falou sobre sua trajetória como mulher e negra dentro do ramo em que está inserida artisticamente. Desabafou em como as pessoas esperam que os negros nunca saiam da pobreza, e o quão foi subestimada, dando conselhos para os(as) pretos(as) que estavam presente para não se deixarem abalar por pessoas que os(as) colocam para baixo, e sim mostrar para essas pessoas do que somos capazes e belos. Aproveitando a oportunidade do evento, fiz uma pergunta para a Conka, “como você lida com situações em que não pode controlar e com ‘nãos’ mesmo sendo essa mulher poderosa?”, ela me respondeu rindo inicialmente, “eu não recebo nãos”, e desmentiu, engraçada, falou sobre o ‘não’ que recebeu do ‘lollapalooza’ no projeto dela de 2019 e lida com situações que não tem controle de forma paciente, trabalhando no que pode fazer quanto às situações.

Como um todo, o Kafé Acadêmico foi perfeito. A artista agradou a todos como convidada, sua arte me atinge como forma de empoderamento e força de vontade para realizar tudo aquilo que almejo, como proposta educomunicativa (utilizar a arte como área de intervenção para atingir públicos em geral de forma emotiva), acredito que o café cumpriu tal proposta. O desfile de moda com uma proposta artística importante também foi implacável.

--

--

Alef Castro
Encontros com a Arte e os Artistas

Entre a arte e a loucura eu escolho a artecura. Apaixonado por detalhes fofos da vida e pelas escritas alheias.