Bruna K
Encontros com a Arte e os Artistas
2 min readJun 26, 2019

--

Cine-Clube

No dia 21/05, Profa Dra. Cláudia Mogadouro fala sobre cine clube e apresenta um curta chamado Recife Frio como um exemplo de produção nacional. Cláudia criou e coordena, o grupo interdisciplinar Cinema Paradiso, de discussão de filmes, desde 1995. Ministra cursos de difusão cultural de História do Cinema e foi consultora pedagógica do Projeto Tela Brasil, tem uma tese que desenvolve uma reflexão sobre a educomunicação, a escola, os filmes e os cine-clubes.

Ela discute qual a importância do filme como uma ferramenta de ensino e educação dentro das escolas, o quão educomunicativo é aprender junto com uma produção audiovisual, também falou muito sobre as mistificações do filme na escola quando se fala de “enrolação” do professor. O debate em relação ao filme é algo muito produtivo, isso enriquece não só a reflexão individual mas como abrange outros pensamentos e ideias e esclarece muitas coisas ao aluno, ele aprende a ler aquele filme, a entender certas entrelinhas e analisar o filme como história, trilha sonora, roteiro, crítica, ambiente, iluminação, personagens, falar etc.

O curta Recife Frio de Kleber Mendonça Filho foi passado durante a conversa e trouxe muitos debates. O curta metragem é um documentário que fala sobre uma suposta mudança radical no clima de Recife, capital de Pernambuco, nordeste do Brasil. O documentário começa mostrando como. tempo da cidade tropical passou a ser frio, as praias desertas, as pessoas de blusa, o céu nublado etc. A partir daí eles começam relatando histórias das pessoas regionais reclamando como o tempo atrapalhou a vida de cada um de uma maneira diferente. Mostra-se quantas pessoas morreram, como a cidade não tinha infraestrutura para nada naquele ponto. Há muitas críticas neste filme incrível.

Quando começamos a conversa sobre o curta, muitas pessoas acharam que fosse verdade, pois o jeito que foi feito, parecia muito que poderia ser um documentário falando de algo verídico. Acho que esse foi o maior debate, a verossimilhança do curta, como as fake news estão fazendo parte da nossa sociedade e suas críticas incríveis dentro do filme em relação a infraestrutura da cidade, as relações sociais, a diferença de classes, a herança preconceituosa da sociedade e muitos outros.

--

--