Claudia Mongadouro

Radhi
Encontros com a Arte e os Artistas
2 min readJun 24, 2019

“Não existe cineclube sem debate. Passar um filme em sala de aula, sem fazer debate, não é Cineclube.”

Claudia Mongadouro é Cineclubista e pesquisadora. Fundadora do cineclube Cinema Paradiso, trouxe para a conversa um pouco de sua trajetória como pesquisadora e cineclubista além de um panorama muito interessante da história dos cineclubes. A partir da sua trajetória, me chamou a atenção o caminho que Claudia fez indo do cinema para a educação em uma percurso que começa com uma paixão, passa pela descoberta de uma cultura cooperativa, e cai na emergência de uma educação que pense o audiovisual de outra maneira.

“A escola não sabe lidar com a emoção”, foi uma das falas mais marcantes de Claudia, ao se referir a sua experiência com cineclubes em escolas públicas. Nos falou também sobre os desafios de trazer para a sala de aula uma visão de audiovisual que vá além do lugar comum. “Não existe cineclube sem debate. Passar um filme em sala de aula, sem fazer debate, não é Cineclube.” Disse ao se referir a esse bloqueio, muitas vezes causado pelo despreparo dos professores para lidar com o audiovisual de forma profunda, e muitas vezes causado pela resistência conhecida que a escola tradicional tem a inovação e ao debate.

Em relação a Educomunicação, fica para mim dessa conversa, a emergência de se pensar em estratégias de via tripla: é preciso pensar em projetos de formação audiovisual que foquem no aluno, e isto está claro, mas também é preciso investir na sensibilização e preparo dos educadores e em última instância de toda a comunidade escolar.

--

--