Cristiano Burmester- A trajetória do olhar

Radhi
Encontros com a Arte e os Artistas
2 min readJun 24, 2019
fonte: https://www.crisburmester.com/Documentary/Workers/i-2qwJnvf

Coincidência ou não, ao longo do semestre tivemos três encontros com fotógrafos, cada um partindo de uma abordagem completamente diferente em relação a fotografia. Digo isso porque, enquanto escrevo este relato em retrospectiva, me chama a atenção a peculiaridade do olhar de cada um desses artistas em relação a arte de fotografar.

Cristiano trouxe para a nossa conversa um panorama da história da fotografia. Fotografo e foto-jornalista de carreira consolidada, além de falar sobre a sua trajetória de vida: indo da formação em economia para a vida dedicada ao fotojornalismo, César pontuou a questão da transição do analógico para o digital. Guardei esse ponto em meu caderno, porque me chamou a atenção um de seus ensaios pessoais: retratos de trabalhadores que fazem trabalhos manuais que estão desaparecendo. De relojoeiros a mecânicos de máquina de escrever, passando por um gráfico que faz cartazes de forma analógica nos Andes. O registro digital desses trabalhadores “analógicos” tem algo de significativo, ou ainda de ilustrativo, de uma fotografia que se reinventa tecnologicamente, mas não tira o olhar dos processos analógicos que a tornaram o que é.

Em relação a Educomunicação, o trabalho de Cristiano me faz pensar na fotografia como espaço de expressão continua, para ser pensada para além de projetos pontuais ou temáticos, na relação constante que cada pessoa desenvolve com o fazer fotográfico ao longo da vida.

--

--