De La Película: Libertação do Caos Performático

Caroline Peralta
Encontros com a Arte e os Artistas
1 min readJun 25, 2019

Representante do Núcleo Técnico de Educomunicação, a professora Eliana nos apresentou o incrível universo da Performance e Videoperformace, utilizando os instrumentos no espaço escolar e incentivando projetos que promove iniciativas pedagógicas baseadas na educação com e para comunicação, os esforços do núcleo tem como objetivo conseguir trabalhar as linguagens artísticas (teatro, música, dança e artes visuais) utilizando como base a Performance, ensinando professores e alunos.

A performance se caracteriza como uma manifestação efêmera, que ocorre num determinado espaço, tempo e com uma grande interação artista/publico. Dominar essa linguagem na sociedade do espetáculo é uma ótima estrategia para lidar com as infinitas leituras midiáticas do cotidiano.

As apresentações, lugares e pessoas diferentes são comuns nos fluxos da vida. Abordando jogos teatrais com interdisciplinariedades, podemos estruturar as multilinguagens e adaptações necessárias para um ser humano critico e cidadão permanecer sã no mundo. Performando a morte, por exemplo, podemos desmaterializa-la dentro de certezas, criando novas associações no corpo.

É importante ressaltar o estudo da iconografia que tem como objetivo analisar as características e os recursos estéticas das imagens, e da iconologia que aborda uma interpretação mais profunda dos objetos e obras de arte, explorando um modo interpretativo, o contexto histórico e sociológico da imagem, e não apenas à estética. Esse desenvolvimento contribui também para redações e capturas do mundo.

Todos os exponentes artísticos mencionados e mostrados pela professora também formam fortes inspirações para entender a mistura do instinto animal e tecnologias. Performando a humanidade podemos ser a mudança, o poder de um único ser em vários.

--

--