Educomunicação e gestão democrática

No dia 11 de junho, recebemos o Coordenador do Núcleo de Educomunicação na Rede Municipal de Ensino do Estado de São Paulo, Carlos Lima. A missão do núcleo é a de rearranjar o sistema para que o aluno tenha potência de voz dentro da sala de aula, através de uma cultura de encontro e aproximação.

Carlos explica que o Núcleo funciona utilizando a educomunicação como política pública, e o trabalho que eles têm a possibilidade de fazer de dentro do sistema é realizando projetos. Atualmente, existem 783 projetos vigentes em escolas da rede municipal de ensino.

O Núcleo atua promovendo a formação continuada de educadores para implementar a educomunicação em suas práticas pedagógicas. Para isso, muitas vezes é necessário mudar a cultura dos professores, que não foram formados para pensar em formas de empoderar os estudantes para que eles mesmos criem produtos. O modelo atual de ensino não se utiliza da comunicação como um meio, e sim como um fim. Dessa forma, os estudantes não são formados para fazer uma leitura crítica da mídia.

O papel do núcleo é importantíssimo, e deve ser cada vez mais incentivado, para que estudantes entendam o que é educomunicação, uma área tão importante, desde o princípio de sua formação. Toda a rede de ensino deve pensar e empregar maneiras de promover o protagonismo, participação e autoria dos estudantes com e pela comunicação e suas tecnologias.

--

--