Bruna K
Encontros com a Arte e os Artistas
2 min readJun 26, 2019

--

Ideias Educomunicativas

Na noite do dia 11/06 tivemos o prazer de receber Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), ele fala sobre gestão democrática e educomunicação, fala muito também sobre a Imprensa Jovem.

Foi um dos fundamentais para a criação do Imprensa Jovem que surgiu em 2005 com o objetivo de gerar um conhecimento crítico, técnico e autônomo entre os alunos produzindo conteúdos jornalísticos e multimídias em diferentes jeitos, como rádio, mídias sociais, vídeo, fotografia, entre outros. Eles foram cobrir vários eventos como a bienal, produziram eventos e ganharam prêmios. Ela veio também com o propósito. de inserir e fortalecer a Educomunicação nas escolas Municipais.

Esse projeto incentiva os alunos a terem protagonismo, autonomia, proatividade, empatia, senso crítico e participação com o trabalho em conjunto além de qualificar esses alunos e abrir muitas portas para eles. A Imprensa Jovem surgiu no projeto piloto Educom.Rádio, desenvolvido entre 2001 e 2004 pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em parceria com o Núcleo de Comunicação (NCE) da ECA/USP, o projeto deu certo e virou política pública. Eles estão em mais de 200 escolas trabalhando e estimulando a formação.

O encontro foi muito importante para nós quase educomunicadores pois é uma área nossa junto com o Governo, é onde podemos chegar com um pouco mais de força em nossos projetos. A Imprensa Jovem é um das tantas ideias que a educomunicação idealiza se tornando realidade e dando certo. Esse tipo de encontro nos mostra o tanto que podemos fazer para ajudar a melhorar e mudar o aprendizado e o ensino. Além dos outros projetos educomunicativos que a Secretaria Municipal tem para uma melhor formação dos alunos.

Como estudante de educomunicação, o exemplo de projeto me ajuda a realizar outros tipos de projeto com base no da Imprensa Jovem, estudando o que dá e o que não dá certo e ajustando no processo. Assim como muitos professores comentam, temos que pensar como professores e Carlos falou sobre isso também, como pensar num jeito, praticar, dialogar, interagir, unir e participar do momento do processo, isso é educomunicação.

--

--