Bruna K
Encontros com a Arte e os Artistas
3 min readJun 26, 2019

--

Meu lado do brincar

O encontro do dia 02/04 foi fora da Escola de Comunicações e Artes, fomos até o Tatadrama, em Osasco. Tatadrama é um conjunto de dinâmicas que envolvem o corpo e sensações, associado ao Psicodrama e Sociodrama, se fundamenta na espontaneidade do ato de brincar, tem como grande dinâmica, o brincar com a boneca de pano. Elisete Leite Garcia, uma das fundadoras do projeto, foi nossa guia durante o processo todo. O local era muito calmo e o ambiente muito gostoso.

Assim que entramos recebemos um cartão com nossos nomes, depois disso entramos no mundo da brincadeira, com a imaginação e criatividade em primeiro plano, uma sala cheia de coisas, algumas escondidas por pano, algumas coisas à mostra, colchonetes e almofadas no chão. Nos acomodamos em uma grande roda, sentamos nos colchonetes e então ela iniciou a palestra com uma explicação de como começou, como funciona o processo, a terapia e todos os tipos de dinâmicas que eles trabalham. Fizemos 3 tipos de terapia: Uma com os sentidos: tato, olfato, paladar e audição. Vendamos nossos olhos, e se foram distribuídos vários objetos de todos os tipos para sentirmos sem a visão. Foi uma experiência divertida, pois tudo fica mais sensível e principalmente o paladar fica muito diferenciado.

A outra dinâmica foi escolher uma das figuras expostas na mesa com a ideia de representação da felicidade e depois explicar o porquê. A minha imagem foi uma com um humano e animais, parecia com ovelhas ou algo assim. Expliquei que escolhi essa imagem pois uma parte enorme de mim são os meus cachorros. É a parte da minha vida que me dá mais suporte e mais alegria no dia. Além de eu trabalhar como adestradora, que é gratificante em ajudar as outras pessoas a se comunicarem com seus melhores amigos, tenho a alegria dos meus melhores amigos. Me identifiquei na hora com aquela imagem porque nada me representou mais do que aquela.

Na terceira dinâmica, trabalhamos com as bonecas de pano, Elisete explicou que naquele momento seria a hora de brincar, de nos soltar e voltarmos a brincar como quando éramos crianças. Na sala tinha um lugar cheio de bonequinhas de pano para escolhermos. Elisete nos aconselhou a escolhermos a boneca que nos representasse, que nos era mais familiar e depois disso modificá-la do jeito que quiser. Para a personalização da boneca, tinha linha, agulha, botões, peças de todos os tipos, cola quente, tecidos etc. Depois de muito tempo averiguando cada uma, eu escolhi uma boneca menor que a maioria, parecida com o meu físico, coloquei uma corrente, uma medalhinha de santo, mudei sua roupa e colei um animalzinho a seu lado. Minha personalização não foi muito grande mas foi significativa, a proteção da medalha, um animalzinho com o mesmo propósito da outra dinâmica e a corrente porque sempre ando com uma. Depois que todos terminaram, cada um explicou o que fez e o que cada coisa significava. Depois disso, ela perguntou como foi essa experiência de voltar a brincar depois de um tempo sem deixar esse lado florir. Eu fui uma das pessoas que comentou sobre a experiência pois fui uma criança que parou de brincar cedo e comecei a ter responsabilidades com pouca idade, com isso o brincar pra mim é pouco explorado internamente, então quando foi proposta essa experiência de deixar esse lado fluir, fiquei receosa pois tinha em mente que não ia brincar, mas com as coisas acontecendo, além de eu ter me mergulhar no mundo do Tatadrama, eu me diverti. A experiência foi enriquecedora pois desenterrei um lado de mim que não encontrava a muito tempo.

.

--

--