Onde mora o brincar dentro de você?

No encontro do dia 2 de abril, conhecemos a psicóloga e psicodramatista Elisete Leite Garcia. A turma foi para o Espaço Events, uma casa onde Elisete atende pacientes e faz formação de professores. A profissional, sempre muito sensível, explicou para nós o que é Tatadrama, uma atividade que se utiliza de bonecas para que os participantes entrem em contato com seus sentimentos, emoções e formas espontâneas de relacionamento.

Elisabete acredita que o brincar tem uma enorme potencialidade para a formação do caráter do indivíduo, e a partir de questionamentos, engajamos em uma conversa que evocou sensações diferentes em cada um, a partir de suas próprias subjetividades.

Depois de um acolhimento que nos colocou em contato com nossos sentimentos, partimos para a atividade principal: conhecer e nos reconhecer nas bonecas de pano produzidas artesanalmente em Crato — CE. Depois de sermos apresentados às bonecas, escolhemos aquela que mais conversou conosco, e então, escolhemos materiais para fazer com que a boneca exibisse externamente o que sentimos durante a conversa.

As bonecas de Crato

Durante a atividade, foi perceptível como a psicóloga a conseguiu tocar a sala e como todos estavam comprometidos com a atividade, absortos nas formas com que a discussão as tinha levado. Para mim, a atividade evocou minha infância, e, por alguma razão, me trouxe a sensação de ancestralidade da minha família misturada com elementos pessoais de minha vida. Acabei a atividade bastante emocionada com o resultado.

--

--