Bruna K
Encontros com a Arte e os Artistas
2 min readJun 26, 2019

--

Outro ver do circo

Na noite do dia 19/03, Mariana Gabriel junto de sua mãe, Daise Alves dos Reis Gabriel foram falar sobre o palhaço Xamego que na verdade era Dona Maria Eliza Alves, avó de Mariana e mãe de Daise. Mulher, negra, lutando contra todos os preconceitos interpretava o Xamego, o qual era a grande atração do Circo Guarany, no início da década de 40.

Dona Maria Eliza foi uma das primeiras mulheres palhaças no Brasil e sua neta, que também é palhaça e cineasta, conta a trajetória da família em volta do circo em um documentário feito por ela e Ana Minehira. O filme retrata muito bem a história, a essência do Xamego e a importância disso na cultura brasileira.

A introdução mais impactante de um assunto desconhecido, particularmente, trouxe reflexões de vários tipos como: A hereditariedade das coisas, como o circo está dentro da família dela há anos e gerações e como isso se passa para cada um deles, a amplitude da arte, a história de cada arte, a origem das artes de hoje em dia como por exemplo o antigo circo tradicional que era itinerante e o cirque du soleil hoje e a emoção que um produto audiovisual pode trazer como o documentário “Minha avó era palhaço”.

Mãe e filha contam com muitos sentimentos sobre a história de Dona Maria Eliza, como ela era como mãe e avó, as origens da família e sua origem no circo com seu bisavô, como ela cresceu como palhaço, como elas descobriram que o Xamego influenciou e inspirou muitas e muitos que vieram depois, o marco que ela deixou na história do circo, a ligação e relação com circo que ela passou para a neta e a importância dela na história da cultura brasileira. As duas trouxeram muitas informações e ideais construtivos, reflexivos e com certeza educomunicativos, pois a cultura brasileira vai muito além do que sabemos e todos devem saber a história da nossa cultura.

A experiência de ouvir uma história como essa sem conhecer muito sobre circo ou palhaço, foi incrível, pois nunca tinha percebido o quão importante é o circo na cultura brasileira, o que o palhaço significa, o que o circo significa, as viagens que faziam, o que isso significava nas cidades quando chegavam, a significância deles para o entretenimento geral e como isso vai além. Ver uma palhaça explicando como cada coisa funciona por trás da performance e do show, o que ela faz, qual o propósito daquilo para ela, a preparação física e mental e como isso influencia outras pessoas. Esse encontro foi muito construtivo para mim pois vi um lado da arte que não tinha visto antes de perto.

--

--