Relatório V: Traga uma artista: Laixxmo

Ivo Dias Alves
Encontros com a Arte e os Artistas
3 min readJun 26, 2019

Arte- educadora Laís Matias

Artista visual e educadora de 22 anos. Graduanda do curso de Artes visuais na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Atualmente, trabalha no projeto “Curumim” no Sesc de Santana e atua como educadora no Cursinho Livre da Norte.

A Arte educadora começa sua fala se apresentando e mostrando suas referências e o seu papel na sociedade ela discute a questão da sua negritude em termo que se popularizou em nosso vocabulário nos últimos anos ocupando uma posição central em um importante debate artístico ideológico da convidada. Demostrando na sua arte a condição de ser negro ou o sentimento de pertença a esse grupo.

Outro tema bem latente em sua obra e a questão do lesbianismo outra corrente muito forte na artista , em uma sociedade em que as mulheres restritas a falar sobre questões sexuais a obra da Laís expressa o que uma importante expressão de o ser mulher, negra e lesbica.

Ela apresenta também seu trabalho em movimento sociais e sua proposta de trabalho em ações coletivas expressando características de um trabalho plural, pois ela age de forma coletiva para representar um movimento de resistência que luta pelas diversas formas de inclusão social.

Organização da apresentação:

Seminário

(Sentamos em roda)

- Trajetória

- Quem eu sou

- O que faço e como aprendi o que faço, quais as minhas referências

- Para onde vou

Dinâmica (20/30min) -

Jogo — Desenho coletivo: A proposta é que distribuamos folhas grandes no chão para criar uma história coletiva através do desenho. Quero com isso falar de como, mesmo adultos, ainda podemos desenhar (ou aprender a desenhar) e considerar o desenho uma brincadeira.

Explicar como funciona o jogo: Um desenha por vez (como uma partida), ou todos desenhamos juntos, tentaremos fazer uma história falando e desenhando a partir da proposta do primeiro jogador.

A narrativa da história será: Como foi seu dia hoje na usp? / Como seria o dia de hoje de qualquer estudante aqui?

--

--