Nós somos product managers

Lia Secomandi
Endeavor Product Team
2 min readSep 13, 2021

Nós, product managers (PMs), somos as pessoas responsáveis por construir produtos incríveis para resolver as dores dos nossos clientes ao passo que atingimos os nossos objetivos estratégicos. Cagan pontua que este tipo de profissional é a peça chave para o sucesso de uma organização:

“the honest truth is that the product manager needs to be among the strongest talent in the company” — Inspired, Marty Cagan

Todos os negócios dependem de clientes. E o que esses clientes compram, ou escolhem usar, é o seu produto. O produto é o resultado do que foi construído pela squad. E a PM é responsável pelo que a squad desenvolveu.

O papel de PM começa com a responsabilidade de avaliar todas as oportunidades e problemas do produto (famoso backlog) e priorizá-las para desenvolvimento, considerando a complexidade e relevância de cada item. Além da priorização, é também responsável por orquestrar esta resolução de problema junto com os demais integrantes da squad. Confiamos que a PM é a grande responsável pelo sucesso do produto.

E, para que isso aconteça, é essencial o desenvolvimento de competências:

  1. Conhecimento profundo do cliente: precisamos ser experts no nosso cliente, entender profundamente suas dores, jobs to be dones, desejos e como pensam.
  2. Conhecimento profundo dos dados: PMs precisam ser analíticos e se basear em dados quantitativos e qualitativos para tomada de decisões. Assim, é essencial que tenhamos propriedade em relação aos indicadores do produto, bem como experiência em extrair insights das informações analisadas.
  3. Conhecimento profundo no negócio: entendimento de como o negócio opera, seus direcionadores e premissas, modelo de negócio, recursos disponíveis e, principalmente, o papel do produto dentro do contexto do negócio;
  4. Conhecimento profundo no mercado e indústria: tendências do mercado, cenário da concorrência e influências externas que podem impactar o sucesso do produto;

Nesta planilha detalhamos as competências supracitadas em três níveis, considerando a mudança de expectativa com o crescimento e desenvolvimento da PM. Esta teoria também foi retirada do Inspired, mas adaptada ao nosso contexto.

Inteligência, criatividade e persistência também são características chave para PMs:

  • Precisamos aprender rápido, questionar, testar, analisar informações e tomar decisões orientadas em dados e centradas no cliente;
  • Devemos pensar fora da caixa e propor soluções inovadoras para problemas complexos;
  • Comunicamos muito bem as evoluções e desafios para a organização, envolvendo a operação no desenvolvimento do produto;
  • Somos inquietos e estamos sempre em busca de maximizar a experiência do nosso cliente da forma mais eficiente e eficaz possível.

Acima de tudo, somos apaixonadas pelo problema que resolvemos e acreditamos que o nosso produto é decisivo para os nossos clientes. E a cada dia reinventamos o nosso papel, preservando nossa mentalidade ágil, cabeça de dona e resiliência.

Este artigo faz referência às teorias de Marty Cagan apresentadas em seu livro Inspired.

--

--