Endorfina Empreendedora: Raquel Oberg

Ana Paula Matias
Endorfina Empreendedora
4 min readApr 29, 2016

Este projeto surgiu da paixão em comum dos participantes do Lab.X Joinville pelo empreendedorismo. O principal objetivo é compartilhar entrevistas com empreendedores que vivem seus sonhos no dia a dia.

Nesta primeira edição a entrevistada é Raquel Oberg, proprietária da loja física e online da Depósito Santa Mariah.

Como surgiu a ideia de ser empreendedora?

Pela vontade de juntar o útil ao agradável. Trabalhava como web designer e percebi que no Brasil as pessoas começavam a ter interesse pela compra via internet, há seis anos. Como também um interesse maior de clientes para que eu desenvolvesse lojas virtuais.
Assim pensei em desenvolver a minha própria loja, paralela ao meu trabalho, pois sempre gostei de decoração. Chegou um dia que a venda on-line falou mais alto, parei de trabalhar para meus clientes.
Toda a gama de coisas que tenho experiência, eu pude colocar em prática. Fiz o design da loja, o logo, escolha de produtos, um blog para dar apoio as vendas, parcerias (no começo trabalhava com o estoque de alguns fornecedores) e a minha paixão por decorar.
Nasceu da vontade de não depender dos outros e sim do meu próprio esforço e da vontade de ter um negócio próspero.

Como você convence as pessoas a realizar o seu sonho?

O mundo virtual é competitivo, mas encantador ao mesmo tempo.
As pessoas acreditam naquilo que estão vendo, e é interessante como elas fantasiam um mundo imaginário, belo e tangível.
Nós vendemos lindos produtos e através das fotos e descrições dos mesmos, lidamos com o imaginário das pessoas e elas apreciam.
O nosso foco desde o início é decoração para casa de campo, as pessoas amam e se identificam com o estilo de viver mais próximo da natureza, onde a vida é menos estressante.

Existe algum empreendedor em sua família?

Sim, meu irmão. Ele tem uma empresa de futebol em Fortaleza, uma escola com campos para crianças e adolescentes aprenderem. Está começando e já deu certo. Ele é preparador físico de futebol, e também corre atrás do seu sonho.

Como você se vê como pessoa?

Sonhadora, feliz e muito criativa. Já fui muito ansiosa, agora me controlo mais.
O sucesso do meu negócio me dá uma satisfação imensa que reflete na minha vida pessoal .

Quais as suas características pessoais mais importantes para sua empresa?

Resiliência ao extremo, organizada, determinada e responsável.
Primeiramente tem que ter foco, persistência, atitude, correr atrás do sonho. Principalmente realizar com amor e gostar do que faz. Se não gosta, não adianta nem começar. Eu passo horas no computador, não é fácil, mas planto para colher.
Para começar um negócio próprio, no início não tinha nenhuma retirada, só reinvestia na empresa, por isso continuava com meus clientes, só desisti deles quando vi qual lado da balança pesava mais.
Leio muito para ficar por dentro do que acontece no mundo virtual, na economia do país e principalmente das novidades do mercado dentro da minha área de atuação.

O que mais lhe marcou na sua trajetória como empreendedor ?

O alcance da empresa e a força que meu marido somou comigo. Desde o começo, a minha meta é fazer acontecer! Ele embarcou no mesmo barco… Largou o seu negócio e acreditou no meu sonho, pois viu que era próspero e também tornou-se amante do mundo da decoração.
Somamos força e alavancamos o nosso negócio.
E quando surgiu a oportunidade de abrirmos a nossa loja física, percebemos como é marcante a quantidade de pessoas que vem até Holambra conhecer a loja por causa da internet! Elas vem de longe só para conhecer. Isso é muito gratificante e nos mostra que estamos no caminho certo. Tem revelado como a nossa empresa é conhecida na web, e isso não tem preço que pague.

Você mudaria algo em sua trajetória?

Não, a gente aprende com os erros também.

Qual foi o maior desafio encontrado até hoje como empreendedor?

O momento atual que estamos passando com a economia do nosso país.
Temos que driblar a situação para não perder o controle das contas e mesmo assim manter a empresa ativa.

O que você diria para quem está começando a empreender?

Não desista se ama o que faz, o universo conspira a seu favor!
Mesmo nessa crise, estamos lançando a nossa linha de produtos (essa é a minha meta desde o começo da empresa), é outro desafio que teremos pela frente, continuamos empreendendo, também para driblar a crise. São nessas horas que quem quer fazer acontecer se destaca.
Sempre arrumo uma meta, para a vida não cair na rotina, é uma motivação constante que anima e dá força.
Faça parcerias, muitas empresas também precisam vender e oportunidades aparecem.
Como você é seu próprio patrão, precisará de incentivos para lutar sempre! Invente e seja muito criativo.

Essa história te inspirou?

Acreditamos que o compartilhamento de histórias como esta podem ser um gatilho de motivação, deixe-se inspirar e corra atrás da realização de seus sonhos!

--

--