Fonte: http://www.osul.com.br/o-consumo-de-energia-eletrica-no-brasil-subiu-25-entre-1o-e-27-de-marco/

Setor Elétrico Brasileiro — Destaques de Dezembro

Pedro Henrique Catini
Energia em Rede
Published in
3 min readDec 31, 2018

--

Todos os meses a equipe da Energia em Rede irá te atualizar dos destaques do Setor Elétrico Brasileiro, com o objetivo de ajudar você consumidor, investidor e empreendedor a acompanhar as melhores oportunidades no mercado para economizar energia.

O final de ano chegou e a expectativa do Setor Elétrico Brasileiro não poderia ser mais otimista para 2019. Em dezembro tivemos diversos posicionamentos do governo federal que podem ser comemorados pelos consumidores de energia elétrica. Vamos aos destaques do mês de Dezembro!

Em 2018 tivemos um aumento no consumo de energia elétrica

No panorama geral tivemos um aumento de 0,9% no consumo de energia elétrica, os setores que colaboraram com esse crescimento foi o setor residencial e o comercial. Na indústria tivemos um balanço negativos em algumas regiões do Brasil, como no Norte (-8,1%), mas em uma visão ampla podemos considerar que o setor estagnou e não consumiu todo o seu potencial instalado. Esses resultados já eram esperados pelos tempos de crise que o setor vem vivendo nos últimos tempos.

Link da notícia: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/12/27/internas_economia,1016588/consumo-de-energia-eletrica-sobe-1-3-em-novembro-revela-epe.shtml

Decreto de Temer reduz taxas inclusas nas contas de energia elétrica

A Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) é uma das taxas inclusas na conta de energia elétrica de todos os brasileiros, esse montante é usado para bancar programas sociais, descontos tarifários e empréstimos subsidiados para o setor. Por decreto, o Presidente Michel Temer, reduz em 20% por ano até a alíquota zerar as cobranças de CDE, contando a partir de 1 de janeiro de 2019. Com o corte, espera-se retirar das contas os benefícios para atividades “estranhas” ao setor elétrico, como os serviços públicos de saneamento básico.

Link da notícia: https://www.campograndenews.com.br/economia/decreto-de-temer-reduz-subsidios-incluidos-nas-contas-de-energia-eletrica

Janeiro terá bandeira verde nas contas de luz

As bandeiras tarifárias das contas de luz são um recurso do governo para repassar para o consumidor o custo real de geração de energia elétrica. E em janeiro teremos bandeira verde, ou seja, não teremos nenhum tipo de adição na tarifa cobradas. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a estação chuvosa tem elevado o nível dos reservatórios e a produção de energia pelas usinas hidrelétricas. Em dezembro, a bandeira tarifária também é verde.

Link da notícia: https://www.valor.com.br/brasil/6042569/bandeira-das-contas-de-luz-em-janeiro-sera-verde-sem-cobranca-extra

Salvador lança IPTU amarelo para geradores de energia solar fotovoltaica

Um projeto lançado pela prefeitura de Salvador-BA oferece descontos no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), o chamado IPTU amarelo. Terão acesso a esse incentivo todos aqueles proprietários que instalarem sistemas fotovoltaicos em suas residências. Vale ressaltar que o benefício aumenta de acordo com a eficiência do seu sistema, podendo ter descontos de até 10% no valor total do IPTU. Aqueles que possuem o benefício de IPTU verde não poderão solicitar o benefício. Esperamos que essa onda chegue em outras regiões do país!

Link da notícia: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2018/12/20/lancado-nesta-sexta-iptu-amarelo-oferece-descontos-para-quem-adotar-energia-solar-em-salvador.ghtml

Senado aprova instalação de sistemas eólicos e solares no mar

Seguindo tendências do mercado internacional como Alemanha e Reino Unido, o Senado brasileiro aprovou o Projeto de Lei que autoriza a implantação de usinas no mar para a geração de energia elétrica a partir de fontes eólica e solar. Abre-se caminho para a expansão do setor energético no País, além de incentivar pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. As plataformas poderão ser instaladas até 22 quilômetros da costa e dentro da zona econômica exclusiva (até 370 quilômetros). A matéria segue para a Câmara dos Deputados.

Link da notícia: http://engenhariae.com.br/editorial/energia-verde/senado-aprova-criacao-de-usinas-eolicas-e-solares-no-mar/

Quer saber mais sobre as oportunidades existentes no setor energético e como economizar energia, fale com nossa equipe, acesse o site (www.energiaemrede.com.br) e tenha um consumo mais consciente!

--

--

Pedro Henrique Catini
Energia em Rede

Empreendedor comprometido em gerar novas soluções para o mercado brasileiro. Profissional apaixonado pela formação de consumidores mais conscientes.