Guia de Engenharia de Software para concursos públicos

Mauricio Lacerda
Engenharia de Software para Concursos
4 min readJul 26, 2019

Sobre esta iniciativa… senta que lá vai história!!!

Há dois anos, fui surpreendido pelo convite de uma editora de livros de tecnologia para desenvolvermos um projeto bastante ousado. A intenção era publicar um conjunto de livros temáticos, com foco em concursos de Tecnologia da Informação.

Bem, fiquei consideravelmente assustado.. nunca havia imaginado me aventurar na nobre profissão de escritor… não sou um dos gênios dos concursos e longe de ter subido todos os degraus da trajetória de um “concurseiro”… mas, não sei por que, aceitei o convite. Talvez tenha visto este convite mais como uma oportunidade de voltar aos estudos. Sabia que seria impossível atender às expectativas dos leitores sem passar boas horas desenferrujando meus conhecimentos.

E assim comecei. Comprei todos os livros famosos. De Pressman e Sommerville à Sutherland. Neste momento já sabia que o projeto consistia mais realizar uma revisão bibliográfica do que a excitante arte de escrever uma biografia ou uma ficção.

Três meses se passaram. Alguns capítulos do primeiro volume foram escritos. O serviço apertou. Surgiu um cargo em comissão. Encontrei mais algumas desculpas que não convenciam nem a mim. Enfim, parei de escrever.

Mas ficou um desejo adormecido. Descobri que gosto de escrever. E hoje, olhando meus arquivos em um HD Externo que estava jogado no canto do escritório, encontrei as saudosas páginas desta tentativa frustrada de me aventurar em algo novo.

As reli. Gostei de algumas coisas a ponto de achar que posso levar jeito para isto. Em outros momentos me questionei se valia a pena me expor. Não sou nenhum “marketeiro” (apesar de gostar de estudar o assunto) ou pretendo me tornar um “digital influencer”. Ao contrário. Sou extremamente tímido e discreto. Após alguns minutos de reflexão pensei…foda-se, vou colocar no Linkedin e ver o que outros acham. Afinal, o que levamos da vida se não nos submetermos a alguns constrangimentos?

Então é isto. Sintam-se a vontade para ler, comentar, criticar, contribuir.

Introdução

Felizmente, a carreira de TI oferece diversos caminhos aos que resolvem se aventurar na “profissão do futuro”. Escolher ser um empreendedor, um trabalhador da iniciativa privada, um autodidata ou um servidor público é uma tarefa difícil. Há questões de destaque em qualquer escolha. Sempre haverá pontos positivos e negativos.

Estamos aqui para apoiar aqueles que fizeram a escolha pelo serviço público. Como bem sabemos, aos que desejam ingressar em uma carreira pública só há um caminho: horas intermináveis dedicadas a preparação aos concursos, cada vez mais disputados.

Para muitos, o concurso público será uma barreira intransponível e a realização de um sonho que ficará pelo caminho. Para outros, especialmente os que estão a nos ler, esta barreira pode representar apenas um degrau em suas vidas. Acredite! Estude! Passe!

Este guia pretende facilitar a preparação dos aspirantes ao serviço público. Discorreremos e apresentaremos os principais conceitos que são frutos de questionamentos pelas bancas examinadoras. Faremos uma revisão bibliográfica de itens que possuem grande possibilidade de estarem presentes em suas provas. Faremos isto com o zelo e dedicação necessários para a árdua missão. Seremos claros e objetivos em nossas colocações para que sejamos instrumento para abreviar este difícil caminho até a aprovação.

Dito isto aos convencidos, vamos aos indecisos…

Por que estudar para concursos públicos?

Por se tratar de uma decisão totalmente individual, para tentar responder a esta questão, vou recorrer a minha trajetória e aos motivos que me fizeram seguir este caminho. O ano era 2008. Mesmo que inesperadamente tornava-me pai. Era terceirizado de um grande banco público brasileiro. Atuava como gerente de projetos. Financeiramente estava satisfeito, mas uma coisa me incomodava — atrasos no pagamento do salário. Vi a grama verde de alguns amigos servidores públicos que jamais se aborreceram com este tipo de situação.

Por muitas vezes fui radical quando falei sobre serviço público. Não achava atrativa a ideia de trabalhar o resto da vida em um mesmo lugar. De ter a liberdade criativa cerceada. De atuar para um governo que muitas vezes discordava. Mas não ter o pagamento realizado no dia previsto me incomodava ainda mais.

No desejo de mudar, fui a procura de mais informações sobre o serviço público. Historicamente, raríssimas vezes o governo deixou de cumprir suas obrigações trabalhistas. Os salários eram sempre pagos no primeiro dia útil do mês. Provavelmente eu teria uma redução salarial inicial, mas havia um plano de carreira definido que era independente do desejo do meu chefe.

Descobri que havia uma lei que me dava amparo e que, caso não estivesse de acordo com algum direcionamento dos gestores públicos, poderia discordar e não aceitar ordens ilegais. Não seria demitido por isso. Entendi que ser servidor público poderia ser como os casamentos modernos. Se ficasse insatisfeito, poderia sair e voltar para o mercado de trabalho.

Já são anos de estudo e ainda estou no meio da escada apesar dos muitos degraus superados. A primeira aprovação surgiu em menos de um ano após o início dos estudos. Sempre estudando sozinho. Nunca entendi o porque de pagar por um curso que apenas recorta informações de um livro. Conheci os principais autores usados pelas bancas e passei a desenvolver o meu próprio material. Já são quase 10 anos de serviço público. Agradeço muito a empresa que atrasou meu salário. Vocês mudaram a minha vida.

--

--