5 contos curtos demais para o país evoluir

Alex Zani
Ensaios sobre a loucura
2 min readOct 26, 2018

ATIVISTA

Indignado com a situação atual do país, pôs-se determinado e tomou coragem para protestar: abriu o Instagram e publicou um stories reclamando da crise.

PALCO

Na palestra motivacional, o empreendedor posto ao palanque dizia o quanto batalhou para chegar até ali enquanto seu pai cobrava os trinta mil emprestados no ano passado e a empregada doméstica reclamava os dois meses de salário atrasado.

MACHISMO

Homem não vota em homem machista e homofóbico”, dizia a imagem compartilhada no Facebook do cara que durante uma festa no sábado passado taxou a mina como louca apenas pelo fato de ter ouvido um baita “não”.

PLACA

É começo de campanha, nove horas da manhã. O candidato amarra com as suas próprias mãos um outdoor contendo sua foto e um grande slogan que diz “Política é para todos”. Vinte horas depois, já madrugada, o esperto morador de rua desata as presilhas da lona com um canivete, usando a mesma como cobertura pro seu puxadinho embaixo da ponte.

FAKE NEWS

É fake! Pode anotar! A notícia do plenário, o aumento no salário, é tudo mentira! É fake! Eu te garanto! A facada instaurada, o homofobia declarada, a hipocrisia injustiçada! É fake! Pode anotar, é fake: o vídeo viralizado, o piru acomodado, o botóx aplicado, o eleitor inconformado. É fake! Eu sei! Só não sei da onde veio. Mas eu sei.

--

--

Alex Zani
Ensaios sobre a loucura

Editor-chefe da Fazia Poesia • poeta das 19h às 6h • cautela! • faziapoesia.com.br