APENAS FAÇA
Filho, eu lembro nitidamente do momento exato em que olhei para aquela tira de plástico molhada com a urina da sua mãe e descobri a sua existência. Jamais vou me esquecer. Nem se quisesse, eu seria capaz. Afinal, ainda sou assombrado pela gargalhada nervosa que sua mãe soltou no instante em que soube que estava grávida de você. Pra ser sincero, eu custei a acreditar. Só me convenci mesmo, quando me peguei admirando uma mancha do tamanho de um gergelim pulsando de forma ritmada no monitor do aparelho de ultrassonografia. Era o seu coração.
Você nasceu e aconteceu muita coisa desde então. Foi rápido, mas não tão difícil como dizem. No começo, tudo se resume a trocar fraldas sujas e não deixar você cair. Com o tempo, o grau de dificuldade aumenta em alguns pontos e diminui em outros. Em alguns momentos é um pouco assustador. Quando penso que serei responsável por ensinar você sobre a vida, tudo fica muito assustador. Afinal, a vida não é fácil, cara. Ela tem suas próprias regras e, muitas delas, são bastante desagradáveis.
Não importa o quão talentoso você é. Não importa o quão charmoso e simpático você é. Não importa quanto dinheiro você tem. Não importa sequer se você tem saúde. A vida é maior do que você e, uma hora ou outra, ela vai te derrubar. Seja numa demissão, na morte de um amigo, numa doença ou na perda de um amor. Acredite, ela vai derrubar você, filho. Quando isso acontecer, abra uma cerveja, acenda um cigarro, dê uma trepada… faça o que tiver que ser feito para exorcizar seus demônios, mas siga em frente, filho. Não dá pra ficar parado. É preciso agir, cara. Na maioria das vezes, só percebemos que não fizemos tudo que podíamos ter feito, quando não podemos fazer mais nada. Então, não corra esse risco. Faça sem medo de errar.
Cometa erros, filho. Porém, não os repita. Não seja idiota. Cometa erros novos a cada dia. Cometa erros gloriosos que ninguém jamais teve a coragem de cometer. C ometer erros significa que você tá fazendo coisas que nunca fez antes. Significa que você está se esforçando para mudar a si mesmo e alterar o mundo ao seu redor. Significa que você está aprendendo e, mais importante, que você está vivendo. Portanto, seja o que for que você estiver com medo de fazer, faça. Pouco importa se não vai ficar bom o suficiente. Perfeição é coisa de gente chata. Apenas faça. Deixe sua marca.
Caso saia errado, eu estarei aqui pra te ajudar a se recuperar e prepará-lo pra errar de novo. Pois, se tem uma coisa que seu pai é bom em fazer, é cometer erros. Portanto, faça. Só assim, você estará cada vez mais preparado para os tombos da vida. E acredite, ela vai sempre tentar derrubar você. Esse é o jogo. Assim é a vida. Aceite as regras e faça o melhor que puder sem medo de errar.
Com amor, seu pai.
Felipe Atttie
Originally published at http://felipeattie.blogspot.com.