Burnout

Ivan Nery Cardoso
Ensaios sobre a loucura
2 min readMay 17, 2019
Photo by Lily Banse on Unsplash

…e por conta disso sofro de uma ansiedade terrível que não me deixa dormir direito, faz os dias passarem rápidos demais, as horas parecem minutos, estou sempre apressado, atrasado, entro no trabalho e já é hora do almoço, saio para almoçar já é hora de voltar, se assisto um filme já é hora de dormir e quando durmo já é hora de acordar, me sinto sufocado, sem tempo para nada, nem para respirar, tudo são vírgulas, orações emparelhadas, sem uma pausa, um ponto para descansar um pouco ou parágrafos para mudar de assunto, dar um senso de transição às coisas, fui ao médico fazer uns exames, meu colesterol estava alto, minha pressão também, é stress, ele disse, se não tomar cuidado vai ter um ataque de nervos, ou coisa pior, me recomendou tirar férias, espairecer, descansar e melhorar minha alimentação, e foi o que eu fiz, cortei as carnes vermelhas, frituras, cerveja e parei de fumar, peguei um mês de folga no trabalho e fui para a europa pela primeira vez, sempre foi um sonho, o aeroporto foi estressante, não consegui dormir no voo, assisti três filmes e comi frango, achei que tinham perdido minha mala, mas acharam e fui turistar, londres é cinza, paris é lotada, berlim é triste, roma é chata, veneza fede, lisboa é feia e barcelona é linda, na volta perderam minha mala de fato, voltei direto para o trabalho, abracei a rotina, o stress voltou, tente se exercitar, recomendou o médico, comecei a correr três vezes por semana, não ajudou, me ofereceram remédios, passei a ter sono, minha chefe reclamou, disse que eu não estava rendendo, fui demitido, entrei em depressão, perdi meu amigos, me afastei da família, adotei um, dois, três gatos, o athos, o porthos e o aramis, ia adotar o d’artagnan, mas eles encheram a casa de pelos e me deram alergia, o médico recomendou me livrar deles, e foi o que fiz, arranjei outro emprego, ganho pouco, o chefe é um escroto, estou sempre correndo de lá para cá, daqui para lá, levo trabalho pra casa, pego trânsito para ir, pego trânsito para voltar, não tenho sossego, voltei até a fumar, quase não paro em casa, doutor, e por conta disso sofro de uma ansiedade terrível que…

--

--