Não esqueça de esquecer

capitu
Ensaios sobre a loucura
2 min readJan 28, 2021

Este texto foi escrito ao som de Pinguim — Rubel

Fonte: Fajar P. Domingo

É só mais um texto sobre não esquecer de esquecer do sorriso de canto, do beijinho antes de dormir, das brincadeiras de criança, do joelho ralado, do machucado, do remédio que arde. Estamos sempre atentos a nossa memória e não esquecemos da pressa, das fotografias, das rubricas.

Não esqueça de esquecer da comida de vó, do abraço de pai, do primeiro amor do colégio. Da primeira vez que você chorou no banho, que perdeu o sono, a primeira madrugada que você passou acordada conversando. O primeiro livro que você terminou por inteiro, sobre o lanche da escola que você dividiu no recreio, sobre as tardes escutando o CD do seu primo mais velho no Discman prata dele e os filmes da sessão da tarde. Também os filmes do corujão e o seu primeiro de terror na casa da sua prima sem seus tios descobrirem.

Não esqueça de esquecer a primeira briga dos seus pais, a vez em que você ficou bêbada e não entendeu porque tudo rodava tão rápido. Quando bebeu cerveja pela primeira vez e detestou. Quando você passou o feriado de verão na casa da sua madrinha e a primeira vez que você usou o termo “as férias da minha vida”. Quando você não passou no vestibular dos seus sonhos, mas chegou em casa pintada por conta do trote. Sobre a primeira vez que você foi filha da puta com alguém, quando você dispensou aquele cara legal que te dava bola ou quando tu beijou sua amiga em uma festa, jogou a culpa no álcool dizendo que era zoeira (mas continua zoando até hoje).

Não esqueça de esquecer a primeira vez que pegou ônibus sozinha, que atravessou a rua sem mãos dadas e quando andou segurando o mindinho de alguém. Quando você jurou juradinho pela primeira vez. Quando você chorou na frente de alguém sem medo de ser julgada. Os seus tocos ou as conversas nunca respondidas, as mensagens que nunca foram (e nem nunca serão) enviadas. Quando você se deu conta de que as músicas de velho que seus pais escutam na verdade são bem legais e vocês se parecem mais do que imaginava, mas esqueça a ideia sobre conversarem sobre.

Quando você descobriu que fica melhor de biquíni preto, que gosta de expresso sem açúcar e que tabaco de vez em quando te faz esquecer o que você não quer, mas, precisa esquecer. O primeiro carnaval que você pulou e teve fim. Não esqueça de esquecer que todos eles sempre tem um fim.

Se permita esquecer o que for para esquecer, já tratei de esquecer ou compre um pinguim de geladeira.

--

--

capitu
Ensaios sobre a loucura

"te conhecendo parece uma viagem aleatória dentro da tua cabeça"