O tempo só existe na mente do homem

o passado não é mais e o futuro não é ainda

matagal em meio ao oceano
Ensaios sobre a loucura
1 min readJan 13, 2020

--

-Jacek Yerka

Desde os primeiros hominídeos, algumas pessoas estavam preocupadas com a medição do tempo, seja por motivos religiosos, agrícolas ou de estudo dos fenômenos. Como os caçadores do período paleolítico, mortos de fome, usavam os astro e a lua para saber o tempo propício para irem caçar -não me pergunte como eles faziam isso.

O tempo é soberano. Implica em presente, passado e futuro. Mas o passado não é mais e o futuro não é ainda. A atração por ele acontece por estamos preso no presente, ávidos a modificar o passado e antever o futuro.

Para alguns o tempo tudo cura, revela ou simplesmente gritam: — Time is Money. Para o filósofo Santo Agostinho, o tempo só existe na mente do homem, pois é na mente do homem que se mantém o presente, passado e futuro. É como está escrito em Eclesiastes, há tempo para tudo, até tempo que não haverá mais tempo.

Contudo, podemos concordar que o tempo ensina mas ele também te mata. E pode ter certeza ele vai passar de pressa quando você mais precisar e devagar quando menos precisar, isso é empírico.

--

--