Sem desculpas

Stefani Del Rio
Ensaios sobre a loucura
2 min readMay 28, 2019

Eu passei a vida inteira me desculpando
Quando criança, pedia desculpas à minha mãe em nossas brigas
logo depois, ela dizia que eu era uma menina má e ia acabar a enlouquecendo.

Pedia desculpas ao dormir durante os terços e sermões do padre.
Ao meu pai pedia desculpas por implorar sua presença.
Eu me desculpava por todas as crianças que não gostavam de mim e me colocavam apelidos.
Eu nunca fui fácil de lidar, até que entendo.

Eu cresci e foi cada vez mais fácil pedir desculpas.

Durante a adolescência, aprendi a me culpar por todas as discussões com os namorados.
Ele me traiu, me humilhou e me agrediu.
Mas com certeza eu estava errada para isso acontecer.

Eu sempre estive errada.
Eu sempre fui uma pessoa ruim e coisas ruins acontecem com gente assim.

Desculpa
Desculpa
Desculpa
desculpadesculpadesculpadesculpadesculpadesculpadesculpadesculpadesc

E cem vezes cem mil vezes eu me desculpei.
Sem culpa.

Não pude mais aguentar.

Um dia disse basta.
Me despi e disse minhas últimas desculpas
Desta vez ao meu corpo e minh’alma.
A garota que sempre apaziguava as situações era a mesma que vivia uma guerra interna.
Me desculpei por todas as vezes que deixei que me violassem de alguma forma,
Por todos aqueles que não tinham boas intenções.

Basta
Não peço mais desculpas por ser quem eu sou.

Não me desculpo por ser uma pessoa com muitos traumas
Difícil de me relacionar

Nem peço desculpas quando você não entende e,
por algum descuido inocente,
revive antigas feridas.

Você sabe quem eu sou e tudo o que me tornei
Pedir desculpas por isso seria tolo.
Não posso pedir desculpas por você não entender
Nem me desculpar por você ter que lidar com isso.
A escolha de ficar sempre foi sua.

Não peço mais desculpas por nada.

Se eu esbarrei em você durante o trajeto,
Sem desculpas,
foi você quem atravessou o meu caminho.

--

--