Entre pitacos e palavras
No Priberam, dicionário luso bastante conhecido na terra de Camões, a palavra possui um significado repressivo.
pi·ta·co (s.m.) Comentário ou opinião, geralmente sem fundamento ou sem pertinência. [Equivalente no português de Portugal: bitaite.] = PALPITE
Já no Dicionário Informal, que por ser editado por usuários comuns tem respostas para tudo, existem dez definições. Encontra-se desde “enxerimento” a “opinião não autorizada”. Mas tem uma mais sincera.
Pitaco, ao contrário do que muitos entendem, não é um palpite sem fundamento, mas uma opinião, ainda que não solicitada.
A bem da verdade, o pitaco refere conhecimento prévio. Significa um caminho para expressar a ideia, algo com malemolência. Pitaco é malandragem pura, jogo de palavras, saber o que dizer.
Vivemos a era do politicamente correto, da leitura despretensiosa, da rápida escrita, da profusão de ideias. Entre Pitacos é um projeto, e uma forma de expressão através das palavras. Onde opinamos, informamos, vamos além da zona de conforto.
Entre Pitacos não são cabeças vazias. São confrontos, porque, da mesma forma que somos absolutamente apaixonados por palavras, e inspirados por ideias semelhantes, queremos ser diferentes de todas elas.
E escolhemos o Medium por ser a plataforma de criação de conteúdo textual perfeita.
Em Entre Pitacos, não somos intromissão. Mas sim contestação.