“A educação pode mudar vidas; afinal, ela mudou a minha”

Íkero Antunes Feitosa
EntreFios - tecendo narrativas
2 min readJul 18, 2022

Professora e diretora da rede pública, Ana Cláudia Feitosa sempre busca fazer da escola um lugar melhor

Por Íkero Antunes

Ana Cláudia Feitosa / Arquivo pessoal

Nascida no interior do Ceará, Ana Cláudia Feitosa teve uma infância simples e sem grandes regalias. Vinda de uma família de quatro irmãos e com pais que acolhiam aos que precisavam, ela sempre trouxe consigo o desejo de ajudar àqueles que precisam.

Na sua adolescência, almejava passar em um concurso público, objetivo esse que conquistou aos 18 anos, tornando-se uma professora de matemática concursada no município de Mombaça.

Conquistou sua primeira sala de aula ainda no mesmo ano de seu concurso. Seu primeiro emprego foi a mais de 20 km de sua cidade, em uma escola localizada em um distrito da cidade. Lecionou nessa mesma instituição durante sete anos, até que recebeu o convite para ser coordenadora em uma instituição de outro distrito, ainda mais distante da cidade. Nessa nova instituição, buscou trazer um plano de maior interação acadêmica com a comunidade.

Após seis anos como coordenadora no distrito, recebeu um convite que mudaria sua vida: voltar à sede da cidade e ser coordenadora da maior escola do município. Nessa instituição, criou aquele que seria o seu principal projeto, a Gincana de matemática, que busca trazer conhecimentos matemáticos para uma gincana realizada com diversas turmas e com inteligências múltiplas. Permaneceu nessa instituição por três anos.

Nesse mesmo período, começou a dar aulas como professora de matemática pela rede de ensino estadual.

Sua saída da maior escola do município se deu devido ao convite para assumir a coordenação na segunda maior escola do município. Foi nessa instituição que Ana Cláudia deixou sua maior marca. Deu continuidade ao projeto gincana de matemática, ganhando o primeiro lugar na exposição realizada pela Crede 14 em 2015, e uma nota de 8.5 na Feira Estadual de Ciências. Também esteve presente no núcleo gestor que fez a escola ser uma das Escolas Nota Dez do estado do Ceará.

No ano de 2021, em meio à pandemia de covid-19, recebeu um convite para se tornar diretora de uma escola localizada na região periférica da cidade.

Devido às dificuldades criadas pela pandemia, Ana Cláudia buscou trazer apoio à comunidade em que ficava localizada a escola. Durante esse período, realizou projetos de arrecadação de alimentos para distribuir entre as famílias de alunos em situação de vulnerabilidade.

Além disso, após o período de isolamento social, foram feitas campanhas que buscavam ajudar aos alunos, além de criar uma maior conexão da escola com a comunidade. Com a chegada de Ana Cláudia, a instituição foi a que apresentou o maior crescimento na qualidade de ensino em toda a cidade.

Para ela, a educação vai muito além de apenas dar aula em uma sala. “A educação pode mudar vidas. Afinal, ela mudou a minha”.

--

--