A sacada da HBO Max

Adriele Ribeiro
EntreFios - tecendo narrativas
4 min readDec 4, 2021

O página de streaming da emissora HBO lançou, em 27 de maio, nos Estados Unidos, o documentário The Reunion, em que o elenco de Friends comemora os 25 anos da série e remomera a convivência dos seis atores em cena

Por Adriele Ribeiro

Reprodução: Divulgação HBO Max

Não é de hoje que reviver algumas histórias da ficção se tornou atraente para a indústria do entretenimento e para o público, seja por meio de continuações do enredo ou até mesmo de documentários que resgatam algumas produções.

Esse ar nostálgico que faz renascer tantos produtos consagrados da TV não deixou de chegar à sitcom que é considerada a maior de todos os tempos.

Friends era um dos retornos mais aguardados pelos fãs que conquistou desde seu lançamento, em 1994. É inegável o poder que a criação de Marta Kauffman, David Crane e Kevin Bright gerou no mundo, conseguindo sensibilizar diferentes gerações. O esperado reencontro do grupo de amigos finalmente se realiza este ano.

No contexto atual, a série ganha um novo espaço para consolidar o seu sucesso: os streamings. O HBO Max investiu no reencontro dos intérpretes de Mônica, Phoebe, Chandler, Joey, Rachel e Ross. Trata-se do documentário Friends: The Reunion.

No início, vemos o elenco visitando os cenários que marcaram a história da TV, em um tom emocionante ao mostrar a nostalgia que aquilo causou nos atores e que, certamente, vai afetar aqueles que assistiram às piadas acompanhadas de café no Central Perk, a rotina no apartamento lilás de Monica e os diversos dramas dos protagonistas.

Aqueles que esperavam assistir a como os personagens estavam atualmente poderão se frustrar ao se deparar com uma espécie de reunião de amigos do ensino médio depois de muitos anos. Na verdade, é oferecido um compilado de lembranças, informações de bastidores e relatos que reafirmam a relevância da obra, além de todas as referências às cenas que consolidaram a série, como na recriação do jogo que originalmente fez Monica e Rachel perderem seu apartamento para Joey e Chandler.

Intercalando com esse prato cheio de nostalgia, temos uma entrevista comandada por James Corden, realizada em frente ao chafariz que foi cenário da abertura memorável de Friends. Ele faz algumas perguntas óbvias e não agrega tanto para o momento intimista esperado do documentário.

Um fator interessante para os admiradores de Friends é a possibilidade de ver a interação dos membros do elenco, que revelam diversas histórias de bastidores, como no momento em que Matt LeBlanc relembra que uma das suas parceiras de cena, Courteney Cox, escrevia algumas partes do roteiro na mesa para poder lembrar das falas nas filmagens.

Nos relatos dos criadores eles contam o começo de tudo, como a escolha do elenco, e também entendemos de onde surgiu a ideia da série, que tinha como tema principal contar sobre a época da vida em que seus amigos são sua família.

A participação passageira de atores que interpretaram outros personagens também contribui para a nostalgia que caracteriza o documentário. O vizinho chato e a personagem com uma das risadas mais icônicas são essenciais para enriquecer o reencontro. Os depoimentos de fãs ao redor do mundo também são importantes para mostrar o fenômeno mundial que Friends se tornou.

Apesar de acertar com algumas presenças, outras participações de alguns famosos são questionáveis. Não que tenha sido ruim ver Lady Gaga cantando Smelly Cat ou ter o Justin Bieber desfilando com um traje da série, mas parece ter sido apelativo e um caminho encontrado para atrair outras pessoas, além do público fiel da série.

Em algumas partes, é destacável os momentos em que os seis intérpretes estão relendo o roteiro de algumas cenas que se tornaram populares, resgatando essa vivência para os atores e mostrando aos telespectadores o quanto eles se divertem com isso, além de cenas de bastidores e erros de gravação que fazem as pessoas retornarem para o universo dos seis amigos.

É explicado que não faria sentido fazer uma continuação da série, como alguns esperavam, já que os personagens já tinham suas próprias famílias. Não seria mais sobre seus amigos serem sua família. Além de Lisa Kudrow confessar que não seria justo tirar os finais felizes dos aclamados personagens.

No fim, o que se teve foi uma homenagem para a série, que é recomendada para aqueles que já se encaixam nesse universo. Lembrando que encontrarão em cena Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, Matt LeBlanc, Jennifer Aniston e David Schwimmer, e não os seus respectivos personagens.

SERVIÇOS
O quê? Friends: The Reunion
Lançamento: 27 de maio (EUA) e 29 de junho (Brasil)
Duração: 99 minutos
Emissora | Streaming: HBO Max

--

--