Ciro Gomes apresenta informações falsa, questionável e verdadeira para o programa Em Cima do Muro

Johnnie Brian
EntreFios - tecendo narrativas
4 min readMay 23, 2022

EntreFios checou declarações feitas pelo pré-candidato à Presidência da República em entrevista para o canal Dois Dedos de Teologia, de Yago Martins

Por Johnnie Brian, Aline Neri e Matheus Ferreira

Verificamos três afirmações de Ciro Gomes em entrevista para Yago Martins, no seu programa Em Cima do Muro, que foi transmitido ao vivo em 2 de maio de 2022 pelo canal Dois Dedos de Teologia.

Apesar do programa ser mais pautado por assuntos ligados à comunidade cristã, o pré-candidato também deu declarações sobre economia, pautas sociais e segurança.

O EntreFios checou algumas dessas declarações, que variam de verdadeiras à falsas.

As etiquetas e o método de checagem utilizados pelo EntreFios para esta checagem são as mesmas da Agência Lupa, agência brasileira destinada a checar informações públicas.

Confira.

FALSA

“Quando o Cid cria o Ronda do Quarteirão, inova no Brasil um formato de segurança, os homicídios do Ceará despencaram. Mas despencaram expressivamente”

Ao se referir à gestão do colega de partido e irmão, Cid Gomes, como governador do Ceará de 2006 à 2014, Ciro fala que, após a implementação do programa Ronda do Quarteirão, os homicídios no Ceará despencaram expressivamente.

Por meio do Atlas da Violência — um portal que reúne, organiza e disponibiliza informações sobre violência no Brasil, criado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) — , analisamos dados que correspondem ao período de implantação do programa, que vai de abril de 2007 a junho de 2008, com a expansão. Também selecionamos o período até 2010, para verificarmos se, durante seu amplo funcionamento, houve uma diminuição significativa na taxa de homicídios no Estado do Ceará. Confira abaixo os dados:

(Atlas da Violência v2.7/Período 2007–2010, Ceará, Homicídios. Acesso em 17/05/2022)
Atlas da Violência v2.7/Período 2007–2010, Ceará, Homicídios. Acesso em 17/05/2022

Desta forma, podemos concluir que os homicídios no Estado do Ceará não tiveram uma diminuição durante a implantação do Ronda do Quarteirão, como apontou o pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes.

VERDADEIRA, MAS…

“Esse vagabundo do Coco Bambu tem 50 restaurantes no Brasil e no mundo, cada um deles tem uma razão social diferente pra não pagar imposto, pra estar no Super Simples”

Checando no site www.cnpj.info, podemos confirmar que, de fato, a rede Coco Bambu tem várias razões sociais diferentes, cada uma constando no nome de sócios e CPF diferentes. Contudo, a rede Coco Bambu é administrada por uma holding — uma empresa que detém a maior parte das ações ordinárias de outras empresas. No caso dessa rede, que contém mais de 50 restaurantes pelo país e no mundo, a gestão de cada subsidiária tende a ser independente. Ou seja, por mais que uma empresa “maior” a gerencie, tome decisões pela marca e defina todo o rumo da rede, cada unidade se torna independente, fazendo com que cada uma tenha seu próprio CNPJ, encaixando-se, assim, no Simples Nacional. Dessa forma, cada empresa subsidiada paga seus impostos devidamente e, somente ao final, o seu lucro é enviado à holding. Vale ressaltar que a holding tem seu próprio CNPJ e, dessa forma, paga seus impostos devidamente.

Esta fala seria um uso enganoso de informação para tentar enquadrar um individuo, no caso o dono da holding, Afrânio Barreira, em uma suposte fraude contábil.

É verdade que o Coco Bambu tem razões sociais diferentes para cada unidade. Contudo, não para não pagar impostos, mas sim porque é dessa forma que as empresas de uma holding funcionam, dentro da lei.

VERDADEIRA

“E, no Brasil, pastor, 33 milhões de pessoas hoje ganham menos do que o salário mínimo”

De acordo com os indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil terminou o ano de 2021 com o total de 33,8 milhões de trabalhadores tendo renda mensal de até um salário mínimo.

Como há dados que sustentam a afirmação, podemos considerá-la verdadeira.

A equipe do EntreFios tentou contato com a equipe de Ciro Gomes para esclarecimento sobre as questões controversas, mas, até o momento da publicação desta checagem, não obtivemos retorno.

--

--