Em entrevista à Record, Bolsonaro faz declarações que passeiam entre verdadeiro e exagerado

O EntreFios checou declarações feitas pelo atual presidente e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL), durante a sabatina no Jornal da Record

Por Adelia Wirtzbiki, Isadora Azevedo,
Júlia Oliveira e Rafael Santana

Jair Bolsonaro, candidato do PL à Presidência, na sabatina com os candidatos / Reprodução/TV Record

A equipe do site EntreFios checou a veracidade de quatro declarações feitas pelo atual presidente e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL), durante a sabatina no Jornal da Record, transmitida no dia 26 de setembro de 2022.

O programa tratou das propostas apresentadas pelo candidato e pelos feitos de seu governo (2018–2022). Antes de ocupar a Presidência da República, Jair Bolsonaro foi vereador da cidade do Rio de Janeiro, entre 1989 e 1990, e foi eleito seis vezes como deputado federal, permanecendo no cargo entre 1991 e 2018, assumindo a chefia do país no ano seguinte. Já foi filiado ao PDC, PPR, PPB, PP e PSL.

As etiquetas e o método utilizados pelo EntreFios para esta checagem são iguais aos da Lupa, agência brasileira destinada a checar informações públicas.

Confira as declarações analisadas.

VERDADEIRO, MAS

“(…) Em 2021, já começamos a recuperação, criando mais de 2 milhões de empregos no Brasil”.

A afirmação feita pelo atual presidente é verdadeira, conforme os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no dia 31 de janeiro de 2022. O Brasil criou 2.730.597 novos empregos com carteira assinada, decorrentes de 20.699.802 admissões e 17.969.205 de desligamentos. Contudo, dados sistematizados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam para a precarização do trabalho, pelo estabelecimento de vínculos de trabalho sem proteção trabalhista ou social e pela geração de empregos pouco complexos.

Os dados do Dieese mostram que mais de 31% dos postos de trabalho gerados em 2021 foram para trabalhadores sem instrução ou com menos de 1 ano de estudo e 14% para quem tinha ensino médio incompleto. Para aqueles que têm ensino superior completo, o aumento das ocupações foi de 3,6%, sendo a maior parte para postos de trabalho que não exigiam essa qualificação, como vendedor de loja e vendedores em domicílio.

VERDADEIRA, MAS

“(…) Toda a bancada do PT no Senado votou contra a diminuição dos impostos da gasolina, do álcool, do diesel e do gás de cozinha”.

A afirmação feita pelo atual presidente do Brasil é verdadeira, levando em consideração a lista que foi disponibilizada pela Secretaria-Geral da Mesa do Senado, que está disponível no Portal do Senado Federal. O projeto que fixa teto de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público (PLP 18/2022) foi aprovado pelo Plenário do Senado no dia 13 de junho, com 65 votos a favor e 12 contrários.

Dos 12 votos contrários, sete foram de toda a bancada petista. Os nomes dos senadores que se posicionaram contra foram Fabiano Contarato (ES), Humberto Costa (PE), Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN), Paulo Paim (RS), Paulo Rocha (PA) e Rogério Carvalho (SE).

Embora a afirmação feita por Bolsonaro seja verdadeira, vale destacar o argumento utilizado pela oposição ao se posicionar contra a medida. Para a bancada do PT, a redução do ICMS, além de não garantir a redução dos preços da gasolina e demais derivados do petróleo, retira dinheiro de estados e municípios e ameaça a manutenção de serviços essenciais como saúde, educação, assistência social e segurança pública. Ou seja, a medida aprovada pelo Senado não seria benéfica à população brasileira, na avaliação dos senadores petistas.

Já segundo o governo, a mudança vai diminuir os preços dos combustíveis para o consumidor final e ajudará no controle da inflação, ajudando a economia como um todo.

FALSA

“(…) No nosso governo, temos um aplicativo já sendo usado em milhares de escolas pelo Brasil que se alfabetiza uma criança em seis meses”.

A afirmação feita pelo atual presidente da República é falsa, pois, de acordo com Ministério da Educação (MEC), o aplicativo educativo Graphogame tem como objetivo ajudar estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro. O aplicativo não alfabetiza crianças, nem estabelece um prazo para a sua completa alfabetização.

O aplicativo é uma ação do Ministério da Educação para apoiar professores em atividades do ensino remoto e as famílias no acompanhamento das crianças no processo de aquisição de habilidades de literacia.

EXAGERADA

“(…) “Hoje em dia, a dívida da Venezuela conosco, que não vai pagar, está na casa de 1 bi e 60 milhões de dólares, mais de 5 bi de reais”.

A afirmação feita pelo atual presidente da República é exagerada, pois, de acordo com dados oferecidos pelo BNDES sobre os investimentos feitos no estrangeiro durante 1998 a 2022, cuja atualização mais recente foi feita no último mês de junho, a dívida de todos os 12 países que ainda têm parcelas a pagar é de 1,1 bilhão de dólares, e a dívida da Venezuela está na casa dos 145 milhões de dólares. Na cotação atual do dólar, os valores seriam de 5,8 bilhões de reais (dívida dos 12 países somados) e de 768 milhões de reais (dívida da Venezuela).

No entanto, a Venezuela foi o país que mais precisou acionar o Fundo de Garantia à Exportação (FGE), com 641 parcelas da sua dívida sendo indenizadas pelo FGE. Os outros dois únicos países que tiveram parcelas indenizadas foram Cuba e Moçambique.

Tabela disponibilizada pelo BNDES em sua seção de transparência sobre os países que receberam dinheiro do BNDES, os valores e os pagamentos (acesso em 09/10/22)

--

--