Entre a melodia e o ensino

Taynara Lima
EntreFios - tecendo narrativas
3 min readOct 27, 2020

A trajetória de Tanísio Bezerra, professor universitário apaixonado pela música

Por Taynara Lima

Tanísio Bezerra é professor de História no campus de Crateús da Uece / Imagem: Taynara Lima

Já passava do meio-dia quando Tanísio Bezerra me recebeu na casa onde cresceu, no bairro José Walter, local em que, atualmente, mora com o irmão mais novo.

Através de seu quarto, é possível notar, imediatamente, seus gostos e preferências. As quatro paredes de cor amarelada, decoradas por pôsteres que vão de clássicos do cinema, como Pulp Fiction, a grandes nomes da música, como U2, e as três estantes ocupadas por inúmeros livros, DVDs e CDs, provam que o dono do cômodo é um grande amante da arte em suas diversas formas.

José Tanísio Vieira Bezerra, 48 anos, é professor de História na Faculdade de Educação do campus de Crateús da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Filho de policial militar e professora primária e o “do meio” entre cinco irmãos, estudou, por boa parte de sua vida, em escolas privadas, por meio de bolsas de estudo. Por iniciar a escola muito cedo, aos três anos de idade, e por não se encaixar nos padrões da classe média, sofreu bullying durante parte de sua trajetória escolar.

Mesmo sem muitos recursos financeiros, com o apoio da mãe, matriculou-se em um curso de bateria, pois pretendia ser um músico profissional. No entanto, inspirado pela bagagem cultural e formação acadêmica de grande parte dos seus ídolos, ele concluiu que precisava seguir o mesmo caminho e ingressar em uma universidade.

Cursou História na Universidade Federal do Ceará (UFC) e, quando estava prestes a se formar, no ano de 1997, conseguiu uma bolsa de mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Para ele, tal momento foi não só importante para a concretização da pesquisa, mas também fundamental para a sua vivência. Além da chance de estudar e ter contato direto com autores sobre os quais, até então, apenas tinha ouvido falar, ele também teve a oportunidade de frequentar teatros, cinemas e cruzar com muitos artistas nas ruas paulistas.

Com pouco tempo de conversa, é perceptível o efeito da música na vida do professor universitário. Aos 13 anos, conheceu o rock and roll, marcando o início do amor pela música. Desde a adolescência, é vinculado a partidos políticos e movimentos de esquerda, ressaltando sempre o impacto dos grandes clássicos do rock nacional, como Legião Urbana, Titãs, Ira! e Paralamas do Sucesso, em sua formação ideológica, principalmente no contexto da ditadura militar.

Grande baterista, também fez trajetória no âmbito musical. Formou bandas e chegou até a gravar fitas demo que, inclusive, durante sua estadia em São Paulo, tentou enviar à antiga e famosa gravadora Abril Music. Mesmo sem grandes retornos e com o fim dos grupos que formava, Tanísio sempre tentava reestabelecer as bandas, tocando covers e produzindo músicas autorais. Entretanto, precisou focar nos estudos para concursos públicos, dando fim, temporariamente, ao sonho de sua carreira. Atualmente, após 20 anos, decidiu, juntamente com os demais membros, voltar com uma de suas bandas, denominada Hierofantes, realizando alguns ensaios.

Tanísio é marcado por uma personalidade paciente e calma, levando tempo para viajar nas memórias e responder as perguntas com clareza. Quanto ao futuro, em meio ao corrido período letivo, o professor afirma que está se preparando para a defesa de sua tese de doutorado, em que pretende analisar a temática da meteorologia no Ceará no contexto dos anos de 1950 a 1970.

Assim, entre idas e vindas, o menino sonhador da periferia vai tocando a vida entre suas duas paixões: a melodia e o ensino.

--

--

Taynara Lima
EntreFios - tecendo narrativas

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará. Apaixonada por todas as artes e interessada em cultura pop. Sempre escrevendo umas coisas por aí.