[Resenha] Godzilla vs Kong! Para qual destes gigantes você irá torcer ?

Rikelme Silva Souza
EntreFios - tecendo narrativas
3 min readAug 30, 2021

Por Rikelme Souza

A grande luta entre gigantes começou! Quem vencerá ? Godzilla ou Kong ?

Imagem da web / AdoroCinema

Título: Godzilla vs Kong

Dirigido Por: Adam Wingard

Ano de Produção: 2021

Estreia: 25 de março de 2021

Duração: 113 minutos

Classificação: 14 anos

Gênero: Ação, Ficção Científica

Sinopse: Kong e seus protetores embarcam em uma jornada perigosa para encontrar seu verdadeiro lar. Jia, uma garota órfã que tem um vínculo único e poderoso com a poderosa besta, acompanha a aventura. No entanto, eles logo se encontram no caminho de Godzilla, completamente enfurecido, deixando um rastro de destruição em todo o mundo. O confronto inicial entre os dois titãs, instigado por forças misteriosas, é apenas o começo do enigma que reside nas profundezas do planeta.

Godzilla vs Kong é uma produção onde estes dois são apresentados como grandes representantes da natureza e protetores da mesma. Após a produção dos filmes Godzilla (2014), Kong — A ilha da caveira (2017) e Godzilla II — Rei dos monstros (2019), ambos titãs da natureza se encontram para uma batalha mortal.

O filme apesar de tratar dos dois gigantes da natureza, buscava retratar mais a origem do Kong, além de uma sociedade que quer poder para que possam se defender caso Godzilla ou Kong ataquem a humanidade.

A história nos primeiros minutos já apresenta os personagens a qual iremos acompanhar no decorrer da história, além do Kong, que se encontra em uma base Monarca que simula a ilha da caveira, somos apresentados a personagem Jia (Kaylee hottle), a qual possui conexão com o Kong.

Desta maneira Jia é bem explorada durante a obra possuindo um papel como intermediadora do Kong para com os outros personagens da trama, Ilene Andrews (Rebecca Hall) que acompanha Jia constantemente e Nathan Lind (Alexander Skarsgård), um teórico disposto a desvendar mistérios sobre a origem do Kong e do Godzilla e o centro da terra, ambos mesmo sendo responsáveis pelo decorrer da história são de certa forma descartaveis para a obra, sendo responsáveis por aquecer e desenvolver momentos que precedem a batalha entre os “Titãs da Natureza”.

Contudo também é necessário falar sobre Godzilla e aqueles que o acompanham na trama. Assim como Kong, Godzilla também é acompanhado por alguns personagens como Bernie Hayes (Brian Tyree Henry) que trabalha na empresa Apex enquanto investiga a mesma e divulga informações sobre planos da conspiração em formato de podcast, Madison Russell (Millie Bobby Brown) uma garota que escuta e acompanha os podcasts de Bernie e acredita que realmente Godzilla não seja um vilão e que a empresa Apex esteja planejando algo, Josh Valentine (Julian Dennison) que é amigo de Madison e que acompanha as aventuras de sua amiga.

Desta forma estes três personagens tentam trazer um alívio cômico a obra, contudo algo que não foi bem trabalhado dentro do filme, trazendo momentos sem muita relevância para a história. A real importância ou relevância destes três personagens só é trabalhada realmente no final do filme, mesmo assim, o impacto que ambos causam na história não foi realmente bem trabalhado e pouco desenvolvido sem a necessidade de muito tempo de tela.

Apesar de alguns personagens não serem tão bem trabalhados, é importante ressaltar que as lutas entre Kong e Godzilla são muito bem trabalhadas, são várias lutas que são travadas no decorrer do filme, que é o que o filme propõe, enquanto demonstra a origem do Kong, passam também a trabalhar a conexão que Kong tem com Jia, assim como a busca da sua própria origem, desta forma humanizando e dando sentimentos a um ser que antes era considerado incontrolável, monstruoso e sem inteligência.

A fotografia no filme é muito bem trabalhada trazendo cenas marcantes, efeitos visuais de agradar os olhos, lutas muito bem feitas, assim como a rivalidade entre Kong e Godzilla.

O final do filme foi grandioso para quem esperava um grande luta entre gigantes, assim como deixou alguns pontos em aberto, havendo a possibilidade de uma possível continuação. O filme não trouxe grandes personagens, nem mesmo um roteiro muito elaborado, mas apresentou lutas incríveis de vida ou morte entre os Titãs da Natureza, o que era esperado deste filme para esse ano.

--

--