“Sempre é tempo de recomeçar”

Lyssa Santos
EntreFios - tecendo narrativas
2 min readDec 17, 2023

A resiliência de Diana de Souza, uma mulher que não tem medo de recomeçar, inovar e sonhar

Por Lyssa Santos

Diana está cursando Graduação de Estética e Cosmética na Unifametro / Arquivo pessoal

Na certidão, Valdediana Silva de Souza. Para os amigos, clientes e professores, apenas Diana. Nascida em 31 de março de 1972, nutriu por anos aquele sonho que plantou aos 18 e colheu aos 51: ingressar na faculdade. Tal desejo foi adiado por tanto tempo por conta da responsabilidade que lhe foi imposta desde cedo: ajudar nos afazeres e na renda da casa.

A mais nova de 13 irmãos, filha de pais analfabetos, Diana se enche de orgulho e satisfação ao perceber que é a primeira mulher da família a entrar no campo acadêmico. Para ela, nunca é tarde.

Já trabalhou em posto de gasolina e supermercados. Aos 27, fez um curso profissionalizante de estética e massoterapia, apaixonou-se por esse universo e trabalhou nos melhores salões de Fortaleza. Hoje prefere o conforto de trabalhar para si no seu próprio salão.

Mesmo com mais de 20 anos de profissão, inúmeros cursos e clientes satisfeitos, o diploma da faculdade de estética é a conquista cada vez mais perto de um sonho realizado.

Voltar para a sala de aula após 32 anos tem sido “maravilhoso, espetacular”. “Sempre gostei de conhecimento”. Feito todo universitário, ela experimentou, pela primeira vez, a loucura que é o fim de semestre, a ansiedade por receber as notas, a saudade que vai sentir dos amigos, as preocupações com as provas, mas no final deu tudo certo, passou — e com louvor — em todas as cadeiras, sendo elogiada por professores e colegas de classe, embora tenha admitido que não é fácil entender o linguajar acadêmico.

Ser a mais velha da turma não lhe constrange. “No começo, eu acho que eu era rejeitada, mas hoje sou abraçada e admirada. Até brigam pra ver quem vai pagar merenda para mim”. Em seguida, ecoa o som da gargalhada.

Logo na cadeira de massoterapia, a estudante teve seu trabalho aprovado no Congresso Estética in Nordeste, o maior evento de saúde estética do Nordeste, e foi escolhida pela sua professora para apresentá-lo no evento. “Fiquei surpresa, não esperava que iria me destacar em tão pouco tempo”.

Diana e sua professora após homenagem feita a ela em sala de aula, por ser a aluna de destaque da cadeira de Massoterapia / Arquivo pessoal

Conciliar os papéis de mãe de duas filhas, esposa, empresária e estudante é “difícil, cansativo”, mas a mulher com mais de cinco décadas de história não se deixa abater. “É desafiador, mas é gratificante”. “Todo tempo é tempo de recomeçar”, acredita a aluna que um dia irá se tornar doutora em Estética e Cosmética.

--

--