#Verificamos: declarações de Salmito Filho contêm informações verdadeira, imprecisa e subestimada

Camila Magalhães
EntreFios - tecendo narrativas
4 min readOct 17, 2020

EntreFios checou declarações feitas pelo deputado estadual Salmito Filho, então pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, durante entrevista concedida à Rádio O Povo CBN em 19 de agosto

Por Camila Magalhães, Gabriela Barros,
Isabelle Maciel e Laisa Guimarães

Salmito foi cotado, mas não se efetivou como candidato à Prefeitura de Fortaleza / Imagem: Assembleia Legislativa do Ceará

O site EntreFios verificou quatro declarações feitas pelo deputado estadual Salmito Filho (PDT), ainda na condição de pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, em entrevista à Rádio O Povo CBN no dia 19 de agosto.

As afirmações foram feitas na série de entrevistas da Rádio O Povo CBN com os pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2020. O décimo terceiro convidado da série foi o deputado estadual e então pré-candidato Salmito Filho, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Salmito não se efetivou como um dos 11 candidatos ao Paço Municipal.

Das quatro declarações verificadas, três foram classificadas como verdadeiras, apesar de uma delas conter algumas imprecisões, necessitando de maiores explicação ao leitor. Outra afirmação foi definida como subestimada, pois o deputado, em sua declaração, diminuiu o número verificado de crianças matriculadas em creches públicas municipais, mesmo que a redução não tenha sido alarmante.

Nossa checagem seguiu a metodologia e as etiquetas adotadas pela Agência Lupa, uma agência brasileira de checagem de declarações públicas.

Veja, a seguir, as checagem de cada uma das declarações selecionadas.

SUBESTIMADO

“Na história toda de Fortaleza, até 2012, havia apenas 9 mil crianças matriculadas em creches públicas municipais; nós dobramos, hoje temos 20 mil”.

A declaração do entrevistado é subestimada. No ano de 2012, havia 10.612 estudantes matriculados em creches públicas de Fortaleza. Já no ano de 2018, (dado mais recente), 21.177 crianças estavam matriculadas nas creches da rede municipal. Os dados foram coletados pelo site oficial QEdu.

Vemos na declaração do então pré-candidato uma diminuição das matrículas em relação aos dados reais do censo escolar de 2012 e de 2018.

VERDADEIRO

“Estamos trabalhando um projeto que se chama “Fortaleza Cidade Sustentável”. Nós quem? A gestão do prefeito Roberto Cláudio. Com 25 parques, o maior e mais importante deles, parques municipais, que é o Parque Raquel de Queiroz, assim como o Parque da Viúva, na Lagoa da Viúva. Então nós, é, há um trabalho em defesa e em proteção ao meio ambiente”.

A declaração do entrevistado é verdadeira, pois, segundo a matéria do Diário do Nordeste, serão investidos R$ 40 milhões no projeto de requalificação dos pontos turísticos de Fortaleza. No plano do projeto “Fortaleza Cidade Sustentável”, é possível visualizar maquetes do resultado final do Parque Raquel de Queiroz e, em um vídeo, disponibilizado pela Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza, observa-se a maquete eletrônica da Lagoa da Viúva.

VERDADEIRO, MAS

“Na parceria do governo do Estado com a prefeitura de Fortaleza, ainda na época do governador Cid Gomes, agora com o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio… Nós temos a requalificação dos dois principais rios às margens de Fortaleza: Rio Maranguapinho, que fica lá na nossa periferia; e o Rio Cocó, recolocando pessoas que moravam em áreas de risco, risco de morte. Aí um problema ambiental, social, um problema habitacional. E esses projetos são projetos que não se realizam, não se executam em dois anos, quatro anos, oito anos. Nós já vamos para 16 anos do governo do estado, que tem essa requalificação do Rio Maranguapinho e do Rio Cocó em parceria com a Prefeitura de Fortaleza”.

A declaração do entrevistado é verdadeira. No entanto, a revitalização completa do Rio Maranguapinho está longe de ser concluída. A obra já se estende há anos e teve seu prazo de entrega, mais uma vez, adiada.

Segundo o site de notícias G1, viver às margens desse rio continuará sendo a realidade de 3.256 famílias cearenses. O prazo de requalificação de quatro dos oito trechos passou de 2021 para 2022.

Não se sabe ao certo o porquê da demora para a entrega da obra que, em condições normais, seria encerrada num período de quatro anos.

Os moradores que convivem com essa situação reclamam do mau cheiro e do aparecimento de animais perigosos que podem transmitir graves doenças, como ratos, mosquitos e cobras.

VERDADEIRO

“Nós aumentamos a área verde na gestão do prefeito Roberto Cláudio, área verde por habitante. Saiu de 12 para 18 […]”.

A declaração do entrevistado é verdadeira. Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) nos informou por telefone, Fortaleza possui um total de 17,67m² de área verde por habitante. Se houver um arredondamento do valor, chega-se ao número apresentado pelo deputado estadual.

Entramos em contato com a assessoria de Salmito Filho. Eles afirmaram que a fonte utilizada para a declaração sinalizadas como “subestimada” foi retirada da Secretaria Municipal de Educação (SME).

--

--