A crise dos 20 e tantos anos

Ingrid Souza
Entre Resenhas & Poemas
2 min readMar 2, 2022

Daqui duas semanas eu completo 26 anos, já estou mais próxima dos 30 do que longe. Quando eu era criança imaginava uma pessoa de 30 velha. Agora que tô mais próxima de alcançar a idade sinto que os “trintões” são jovens.

É impossível não ter uma crise dos 20 e tantos anos, quando eu tinha 20 já estava em crise, cheia de sonhos que não podia cumprir por falta de oportunidade.

Posso dizer que aproveitei a vida, mas agora ela não tá contribuindo pra que eu possa aproveitar do jeito certo.

Tenho conhecidos com essa idade que já subiram de cargo três vezes, outros estão casados e até com filhos, outros se formaram na faculdade ou estão no emprego que acreditavam ser dos sonhos.

Eu me sinto cada vez mais perdida, tenho objetivos e sonhos, afinal quem quer estar na casa dos pais aos 25 anos? Chega uma hora que o destino não coopera, mas a vida quer empurrar a gente pra ter o cantinho do nosso jeito, arrumar as coisas da nossa maneira, escolher o que comer e você que arque com as consequências, mas sem paciência pra compartilhar certas coisas e aturar outras como ter que dar satisfação quando sai só porque está debaixo do mesmo teto, entendo a preocupação mas não quero expor que eu tenho um primeiro encontro com um cara qualquer e não vou contar pra não criarem expectativas ou me julgarem.

Já tenho dificuldade pra dormir, a insônia persiste em me pegar de noite, não tenho paciência pra iniciar uma nova conversa, um novo encontro, pra no fim não dar certo, é sempre a mesma coisa que se repete, mas ao mesmo tempo porque não tentar de novo? Por que não criar expectativa, sentir o frio na barriga e se iludir de novo?

Eu quero alguém que fique, alguém que me aceite e goste de mim do jeito que sou com todos os defeitos.

Chega uma hora que a gente não aguenta de dor no corpo, dor de cabeça e haja remédio pra fazer efeito.

A ansiedade toma conta, não importa o dia e horário mas você tem que ser firme e aguentar sem chorar, já que não é mais criança, bem-vinda a fase adulta.

Dormimos, trabalhamos, pra pagar as contas e esse ciclo repete diariamente incansavelmente.

Daí você se forma, perde o estágio e precisa lidar com o mercado de trabalho. Tem vagas, mas quem disse que vai ser fácil conquistar?

Como sair de casa sem dinheiro? Como se sentir completamente feliz sem ter alguém?

Tem coisas que pra uma pessoa de 25 anos já se tornou velha e outras ainda são novas pra gente fazer, mas quem liga? Quem dita essas regras do que pode e não pode fazer?

A vida tinha que vir com manual de instruções, mas na verdade somos jogados na cova dos leões.

Tenho que me acalmar e me preparar para a próxima crise: a de 30 e poucos anos.

--

--

Ingrid Souza
Entre Resenhas & Poemas

Quando não cabe mais no peito (seja por tristeza ou por alegria) eu escrevo pra desabafar. Jornalista e falo de livros/séries no @seriandocomlivros