Las Chicas Del Cable/As Telefonistas: uma série necessária e que precisa ser assistida

Série espanhola da Netflix aborda temas como feminicídio, homofobia e feminismo.

Ingrid Souza
Entre Resenhas & Poemas
3 min readJul 20, 2020

--

“Las chicas del cable” ou “As telefonistas” em português é uma série espanhola original Netflix. O título pode passar despercebido, mas a série é muito necessária e aborda assuntos sérios que precisam ser debatidos até os dias atuais. (Confesso que comecei a assistir na época pensando em ter 1 temporada e me deparei com 2 temporadas, desde então a cada estreia de temporada eu assistia) Se passa entre os anos 20 e 30 e têm como protagonistas 4 mulheres que estão sempre juntas e são colegas de trabalho. As primeiras temporadas se passam a maior parte do tempo em uma empresa de telefonia na qual as mesmas trabalham como telefonistas.

Cada uma tem a sua história, Marga sai do interior para viver a vida na cidade e mora com a sua avó, depois acaba se apaixonando por Pablo e os dois passam por muitos momentos engraçados e confusos. Angelis é mãe, está com um casamento conturbado e seu marido a agride. O feminicídio é mostrado e as amigas se unem e dão forças para Angelis. Carlota é destemida e apesar de estar casada com um homem descobre a sua paixão por uma outra mulher, Sara. Os três vivem um romance, mas dura pouco tempo. Sara acaba se identificando como homem e adota o nome de Oscar. Na época em que se passa a série, ser gay é considerado uma doença e vemos o processo da sociedade querer fazer que Oscar volte a ser “normal”. Alba/Lídia é a personagem mais misteriosa com personalidade forte, vive um triângulo amoroso, sua história tem uma grande reviravolta e causa surpresas na série. (Confesso que é a minha personagem preferida)

A série mostra a união das mulheres e o quanto querem conquistar mais direitos. Mesmo que seja preciso bater de frente com os homens. Há discussão sobre política e igualdade de gênero. Agrada todos os públicos, pois tem mistérios, sequestros, mortes, segredos, drama, humor. Contém uma narração da personagem Alba/Lídia a cada início e final de episódio. Um outro ponto positivo é a época em que se passa a narrativa, o figurino das personagens, a estética está de acordo. A fotografia é muito bem produzida. Apesar de ter apenas 8 episódios por temporada (exceto na última temporada) é uma série que prende o telespectador onde queremos saber o desenrolar da história a cada episódio. A quinta e última temporada foi dividida em 2 partes e foi finalizada no dia 3 de julho.

Número de temporadas: 5

Número de episódios: 8 nas 4 temporadas

Temporada 5: 10 episódios (parte 1 e parte 2)

Minha Nota: 9

--

--

Ingrid Souza
Entre Resenhas & Poemas

Quando não cabe mais no peito (seja por tristeza ou por alegria) eu escrevo pra desabafar. Jornalista e falo de livros/séries no @seriandocomlivros