A astrologia de Friends: Joey Tribbiani

Joseph Francis Tribbiani é leal, divertido, carismático, dramático (no sentido teatral) e egocêntrico. Claramente, Joey não tinha outra opção senão ser leonino.

Como todo leonino, Joey é generoso e tem um forte senso de sua existência. Ele não gosta de ser descreditado, seu jeito de lidar com seus amigos é carinhoso e, ao mesmo tempo, egoísta. Ele acredita em seus sonhos e sua capacidade de ser a estrela que ele pensa ser até o momento que consegue se estabelecer definitivamente como ator de novelas.

O sol na casa 10 também confere a ele essa incessante busca por reconhecimento profissional e brilho no ambiente de trabalho. Sendo Joey leonino de casa 10, não poderíamos esperar dele menos que isso.

Ascendente em Libra

Como poderia este womanizer ter outro ascendente se não Libra, não é mesmo? Embora Joey seja mais efetivo que Rachel em seus flertes (ele flerta para fechar negócios, não só pelo esporte), ele é bastante gentil e conciliador entre seus amigos, características ligadas ao signo de Libra.

Joey também categoriza seus amigos em diferentes grupos que nem sempre podem ou devem se misturar, como é o caso do grupo de trabalho para o qual ele faz festas anuais no terraço do prédio onde vive e seu grupo principal de amigos.

Embora ele passe a série como um solteiro convicto, Joey é o que se pode esperar dos librianos de sol ou ascendente quando solteiros — gosta de conhecer pessoas novas, se diverte com elas e dá um jeito de sair da vida delas sem grandes dramas ou tropeços, porque é comum deste signo manter as relações afáveis porém superficiais.

Lua em Touro na casa 8

Vamos começar falando das questões de casa 8 como perdas e crises? Como a lua de Joey é exaltada, dificilmente ele se abala por alguma crise. Quando o Ross tirou seu ano sabático, por exemplo, Joey ensinou-o a procastinar e não ficar bitolado com a passagem do tempo. A aproveitar o dia para simplesmente não fazer nada, veja só.

Ainda sobre as questões da casa 8 quem, senão Joey, passou mais tempo sendo sustentado por seus amigos — em especial por Chandler — até se estabelecer como ator de novelas? A lua exaltada ajuda muito a “quebrar” o caráter negativo da casa 8. Joey tem medo do sensitivismo desta casa e evita piamente falar de seus amigos — isto porque a lua em Touro, que é um signo de terra, acredita mais no que é material, visível e palpável, então a questão mística dessa casa acaba se perdendo um pouco para ele.

O que mais podemos falar sobre a Lua em Touro de Joey senão o tanto que ele gosta de comer, dormir e transar — ou dos assuntos venusianos tão presentes no signo de Touro, onde Vênus encontra seu domicílio noturno e júbilo, não é mesmo? Joey não divide comida. Todo episódio ele fica com alguém. Existe um episódio em que ele e Ross (que também tem a lua em Touro) tiram sonecas. Mais de uma vez ele fala que precisa tirar uma soneca na série.

Joey conhece todos os burger joints de Manhattan. Em outro episódio ele acha que está saíndo com uma moça com quem ele já dormiu, mas que nem ele e nem ela se recordam (e, por fim, ele na verdade tinha dormido com a roommate dela). Joey é a lua exaltada em seu primor. Seus sentimentos são físicos e palatáveis. Ele sente com os 5 sentidos e não com coisas que são abstratas.

Se a posição da Lua no mapa natal fala também da figura da mãe e o relacionamento com ela, a Lua em Touro é a que melhor identifica a relação de Joey com suas figuras maternas — vemos sua mãe numa das primeiras temporadas, assim como suas nonnas — como fontes de segurança, estabilidade e conforto.

Mercúrio em Virgem na casa 11

Mercúrio fala do aprendizado, da fala, da comunicação e de irmãos. No caso de Joey, ele é o único homem dentre os 7 filhos da família Tribbiani. E sua relação com suas irmãs, embora pouco falada na série, é próxima e bastante amistosa. No spin off que fizeram de Friends em que Joey se mudava para a Califórnia, ele passa a morar com uma de suas irmãs e um sobrinho — figura que pode sim ser representada pelo Mercúrio domiciliado de casa 11.

Eu tenho impressão que Joey foi quem mais emburreceu ao longo da série. No começo ele era afficionado por séries ruins de televisão, mas seu livro preferido é “O Iluminado”, de Stephen King. Ele chega a ler “Little Women” de Louisa May Alcott, um clássico sobre a época da Guerra Civil norte americana.

Mas se levarmos em conta a representação de Mercúrio na mitologia romana (ou Hérmes na mitologia grega, ou Exú na mitologia Iorubá), entendemos também porquê o Mercúrio domiciliado-exaltado faz sentido na carta de Joey — Mercúrio é o único deus que consegue entrar e sair sem problemas do submundo. Isso porque ele é o mensageiro dos Deuses.

Mercúrio também é o padroeiro dos ladrões e ilusionistas. É preciso ter muita habilidade para enganar alguém usando apenas seu corpo e sua oratória. E para Joey, tem tem Mercúrio conjunto ao Sol também domiciliado, não haveria outra profissão possível senão a de ator.

Vênus em Virgem na casa 11

Assim como Monica, Joey tem Vênus em queda no signo de Virgem. Amor, para quem tem esta Vênus, é rotina, pragmatismo, planos, serventia. Como o mapa de Joey tem outros elementos venusianos, como o ascendente em Libra e a Lua em Touro, a característica “negativa” da Vênus em queda é um pouco abafada.

Joey, entretanto, não assume relacionamentos sérios. Em um episódio ele se define como um Lobo Solitário. Ele busca oferecer para as mulheres com quem sai um momento de diversão, mas sem grandes apegos. Poucas vezes vemos Joey sair mais do que uma vez com a mesma pessoa no correr da série.

Eventualmente na série ele se apaixona por Rachel e o sentimento novo lhe confunde e deprime, tirando algumas das principais características do personagem, embora essa paixão seja justificável pelo posicionamento de Vênus na casa 11, a que fala dos amigos.

Marte em Leão na casa 10

Magnetismo sexual? Sim. Gosta de ser contrariado? Não. Competitivo? Só quando a competição enaltece seu ego. O posicionamento de Marte na casa 10 indica talvez uma demora para alcançar seu reconhecimento profissional, ou seja, uma verdadeira batalha — que no caso de Joey é de ego.

Joey é muito seguro de suas habilidades físicas — outra característica forte deste Marte. E, assim como Monica, ele gosta bastante de apostar e é o rei da trash talk.

Mulherengo, carinhoso, divertido, Joey é o personagem mais livre de dramas na série inteira e só está ali pra ser um respiro nas tão atribuladas vidas de seus amigos.

Leia também: A Astrologia de Friends — Phoebe Buffay

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.