A Astrologia em Gilmore Girls — Água

E este é o último dos elementos na order astrológica, portanto, o último também a ser falado. O elemento água, na astrologia, lida principalmente com as questões ligadas a sentimentos e emoções. Frio, letárgico, este elemento está ligado ao conforto emocional e à nutrição — física e emocional, uma vez que água = geração de vida.

Gilmore Girls é uma série que se excede em Ar e Terra (estímulos mentais e materiais) e ignora um pouco — ou dá menos destaque, que seja — aos arquétipos de Fogo e Água (estímulos de impulso e emoção). Tanto é que é mais difícil encontrar personagens complexos com tais características — principalmente do signo de Peixes. Mas vamos a eles.

Câncer — Sookie St James

O signo de Câncer, regido pela Lua, tem uma característica melancólica e dramática intrinsicamente ligado a ele. Sookie, porém, é uma pessoa entusiasmada e atrapalhada. Isso se dá porque Câncer oferece exaltação a Júpiter, planeta que rege os signos de Sagitário e Peixes. E Júpiter fala, dentre tantas coisas, de expansão e entusiasmo (expressões estas que muitas vezes são físicas nos nativos dos signos jupterianos — em especial os sagitarianos que têm fama de sem noção).

Mas o signo de Câncer fala também da geração da vida — uma vez que a Lua traz consigo o arquétipo de mãe (ou de Iemanjá para quem conhece a mitologia Iorubá). E é um signo cardinal, isto é, de impulso — portanto o impulso de preservar a memória e os conforto emocional. Sookie é chef de cozinha e, ao longo da série, ela engravida 3 vezes. Além disso, ela sempre oferece um conforto maternal a Lorelai e Rory, mas principalmente a Lorelai. Muitas vezes ela se preocupa não só com o bem-estar de sua amiga, mas lhe oferece abrigo, suporte e alimentação que garantam também seu conforto emocional.

Sookie é dramática — muitas vezes ela é fisicamente dramática. Quando, por exemplo, seu marido Jackson conta pra ela de uma enorme plantação de maconha que eles têm em sua estufa, sua primeira reação é ficar paranóica com o mal entendido e já sofrer por antecipação.

Sofrer por antecipação, aliás, é uma característica bastante canceriana. E Sookie sofre por antecipação com tudo. Sofre com a descoberta do interesse de Jackson por ela, sofre com o primeiro encontro deles, sofre com o casamento, sofre com cada uma de suas gravidezes. Quando as coisas acontecem ela se sente plena e feliz, mas o momento de descoberta é sempre um sofrimento.

Um traço canceriano é de atacar quando se sente atacado de alguma forma. E, embora Sookie St James evite conflitos, muitas vezes podemos vê-la atacando principalmente à Lorelai no momento em que elas estão abrindo uma pousada juntas. Sookie às vezes se empolga no tipo de equipamentos e staff que ela gostaria de ter em sua cozinha e entende como uma ofensa pessoal quando a amiga lhe diz não.

Outra característica bastante canceriana de Sookie é seu estilo de cozinhar. Se a cozinha é uma forma de transmitir amor, para Sookie esta é sua única forma. Vemos, durante a série regular, muitas vezes Sookie criar cardápios inteiros a partir de uma referência ou uma memória — e memória é a coisa mais canceriana de todas.

No revival, Sookie aparece numa cena de 3 minutos e carregada de uma melancolia que não condiz com o que a personagem foi durante toda a série regular. A impressão que temos é de que ela não pertence mais àquele ambiente, embora sua amiga faça tanta questão de sua presença ali. Razões à parte para que isto tenha ocorrido (como as dificuldades de Melissa McCarthy de conciliar sua agenda), a cena de Sookie no revival não tinha como ser mais canceriana com a criação de diversos bolos para o casamento de Lorelai e Luke — inclusive um cheio de memórias e marcos da vida da protagonista na cidade de Stars Hollow.

Sookie St James é a prova de que o drama canceriano pode ser divertido e leve, sem muito choro ou chantagem emocional — embora estas também sejam características do signo do caranguejo.

Escorpião — Luke Danes

Assim como Lorelai e Rory cujas datas de nascimento coincidem com os arquétipos dos signos que elas têm, Luke Danes é escorpiano — e descobrimos isto no episódio que ele e Lorelai saem em seu primeiro encontro, quando ele conta a Lorelai a história de como eles se conheceram. E isso é escorpião — o apego a detalhes e os sentimentos intensos, porém controlados e demonstrados com muita parcimônia.

Escorpião é um signo fixo e regido por Marte. Seus nativos são estrategistas — vencem seus objetivos na observação e no planejamento, leve o tempo que levar. Isto porque os signos fixos costumam demorar a tomar decisões mas, uma vez decididos, levam suas ideias até o fim.

Luke, durante toda a série, tem uma postura fechada e é considerado por muitos ranzinza e ermitão. Ao longo de toda a série, nós o acompanhamos na vivência de três relações — com Rachel, a fotógrafa que morou com ele por alguns meses na primeira temporada; seu casamento com Nicole, na terceira e quarta temporadas e com Lorelai, finalmente, do final da quarta temporada em diante. Eventualmente, na sexta temporada, descobrimos também a existência de uma outra relação mais antiga que lhe conferiu uma filha que ele desconhecia — April Nardini.

Sua postura em seus relacionamentos (amorosos ou amistosos) é separatista. Ele deixa poucas pessoas se aproximarem e parece estar constantemente sob tensão quando está com alguém.

De temperamento explosivo, Luke é uma constante panela de pressão. Ele se irrita com coisas simples e muitas vezes compra brigas ou explode em momentos que não fazem muito sentido.

O momento mais escorpiano de Luke em toda a série é quando ele conta a história do horóscopo guardado na carteira para Lorelai. Isso porque é uma memória que ele carrega consigo há 8 anos e que ele esperou o momento propício para “usá-la” contra ela. E isso mostra muito desta característica de escorpião de planejar e aguardar. Durante anos ele e Lorelai flertam, mas ele demora a perceber que tem sentimentos por ela e demora também para agir. Quando age, ele diz que já está envolvido e pronto para um relacionamento sério com ela, sem precisar passar por todas as descobertas de um começo de namoro — eles já se conhecem, já sabem que se gostam e já estão prontos para ser um casal.

Mas nem tudo é treta e segredo em Escorpião. E nem com Luke. Basta ver o quanto ele se dedica a proteger à Lorelai, Rory e a casa delas, ou mesmo como ele recebe seu sobrinho Jess em casa, como se fosse filho dele. Ou mesmo sua relação com sua irmã Liz. Escorpião quando ama, se dedica imensamente — como todos os signos de água. Dedicado e protetor, Luke cuida imensamente de todos os que ele ama — e mesmo os que ele não ama, como é o caso de seu tio que morre e ele faz uma correria louca para fazer o enterro.

E sim, o signo de Escorpião é vingativo. Tal qual Luke. Ele se “vinga” do amante de sua mulher Nicole na quarta temporada chutando o carro do cara por horas seguidas. Mais tarde, na sétima temporada, vemos ele se vingar de Christopher indo até a casa dele socá-lo por ter dormido com Lorelai. Na terceira temporada ele se vinga do sobrinho que não estava indo para a escola roubando o carro dele. E assim por diante.

Luke realmente não tinha outra opção senão ser escorpiano.

Peixes — Liz Danes

O arquétipo de Peixes é, talvez, o mais fraco em Gilmore Girls. Pensei muito antes de escolher Liz, porque a outra personagem que tem alguns elementos do arquétipo de Peixes é Babette. Mas acho que Liz é mais pisciana, portanto, vamos com ela.

Peixes também é um signo mutável. Teoricamente é o mais manipulável, mas isso não significa que é um signo de gente trouxa, como se propaga por aí na internet (vamo estudar astrologia e parar de compartilhar essas merda de internet, por favor, pessoal?). O arquétipo de Peixes é humanitário, sonhador, artístico, sem muito pé no chão e assim também é Liz Danes.

Mãe do sobrinho rebelde de Luke, Jess, Liz sempre tem uma história para contar — seja de seus relacionamentos frustrados, da forma um tanto quanto relapsa que ela administra a própria vida e suas relações.

Peixes é o signo que exalta Vênus e, portanto, a beleza, o amor e a arte são pautas recorrentes dos piscianos de sol, lua, vênus e ascendente. Liz, por exemplo, deixa claro que se casou várias vezes buscando padrões românticos até um pouco irreais — também é uma característica do signo de Peixes a idealização e a fantasia.

Liz trabalha como artesã numa feira renascentista. Embora a questão comunitária seja muito aquariana, viver da arte é algo realmente pisciano. Todo sonho e toda fantasia pode ser transformado em algum tipo de arte.

Outra característica bastante pisciana de Liz Danes é a questão financeira. Empolgados por natureza, ela e seu marido TJ assumem dívidas sem ter muita perspectiva de como irão pagá-las e contam sempre com a ajuda ou a boa vontade de Luke de ajudá-los. Peixes é, por natureza, um signo que não sabe lidar com dinheiro. A questão de valores confunde os nativos deste signo que costumam gastar no impulso e não são tão prudentes com seus ganhos.

Liz vive da sua fantasia de família, de trabalho e se deixa levar sempre pela empolgação. Mais pisciano, impossível.

Confira a série completa de textos sobre os elementos em Gilmore Girls — Fogo, Terra e Ar. Leia também o apanhado geral sobre a série.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.