AVENGERS TUPINIQUINS

Reck
Entretenimento para Casuais
5 min readOct 16, 2014

Se você já leu isso, deve entender mais ou menos o que vem por aí. Então vamos pular as explicações.

VINGADORES

Uns heróis da Marvel que a Fox bobeou de não ter comprado os direitos se juntando pra formar uma Get Along Gang contra o irmão do Thor que tá aprontando poucas e boas em New York. Como seria esse filme com atores brasileiros? Quais atores estariam a altura de ocupar esses papéis?

Elenco

Steve Rogers é um herói peculiar nos Vingadores pois, além da função safadesa/fanservice que ele ocupa no grupo, ele também é a imagem inspiradora. O soldado, o líder, o patriota, o humano entre os deuses e monstros, o mortal. Os homens se espelham nele, o povão se vê nele.

Malvino Salvador, junto com Domingos Montagner, são os representantes brasileiros de uma função semelhante a essa. São galãs, mas não são bonitões de novela. Sempre fazendo algum papel de trabalhador, o povão acaba se enxergando neles. O taxista, o padeiro, o entregador de gás, o PM novato e o porteiro, todos se sentem representados quando o veem na TV. Todos se sentem Malvino Salvador.

Eu poderia ficar aqui gastando linhas e mais linhas explicando o essencial dessa escolha mas o recém Harvardiano e futuro capa da Forbes de 2016 já sintetizou em menos de 140 caracteres:

Leiam atentamente o escriba da internet brazuca e pensem comigo: quem corresponde à essas características no Brasil? Quem tem uma beleza comum e, ao mesmo tempo, intrigante? Qual mulher famosa que, quando você vê, te faz pensar “essa é a mulher que eu quero dividir assento no busão pro trampo e criar coragem pra puxar assunto”? Certamente, meu amigo, é Marjorie Estiano.

Thor essencialmente é o produto de apelação ao público feminino onde qualquer fortão loiro bonito o bastante para receber o adjetivo “deus” pode facilmente preencher o papel. Bem, indo um pouco além disso, temos como representante dessas descrições o Fernando Pavão, destaque na novela Pecado Capital, que muitos críticos afirmam ser, senão o Kubanacan moderno, a melhor novela dos últimos tempos. Ele com certeza iria além do fanservice.

Sinceramente, o Gavião Arqueiro é meio sem importância, né? Nada contra o Jeremy Renner. Eu curto ele em outros filmes. Mas o personagem dele acaba sendo ofuscado no meio de tantas lendas dos quadrinhos. Praticamente um George Harrison ao lado de John e Paul.

E o que as novelas da Globo fazem quando sobra um personagem minoritário no elenco? Eles tacam um ator de Malhação. Aqui vamos colocar o Rodrigo Simas antes que ele saia do estereótipo “ator de Malhação” e se torne o novo Cauã Reymond.

Afinal, o que é o Mark Ruffalo senão o Danton Mello hollywoodiano?

Quem mais seria louco o bastante de dirigir uma viagem dessa além do Jorge Fernando? E cê acha que ele vai deixar a mãe dele de fora do elenco?

Bem, simplesmente não existe alguém que substitua o papel do Samuel L. Jackson aqui no Brasil. Não é simplesmente arranjar um outro Nick Fury, pois o papel do Samuel L. Jackson é ser o Samuel L. Jackson. Então vamo colocar essa foto do Kajuru de tapa-olho mesmo e, se você quiser, imagine alguém mais que ocuparia esse cargo.

Talvez você estivesse esperando João Klebber nessa posição. Faz bastante sentido, pois alguém de carisma tão imenso como João Klebber só seria parcialmente alcançado por Robert Downey Jr. Porém, vamos tentar pensar um pouco além da comparação com os atores.

Você provavelmente já ouviu de algum fã chato que o Tony Stark que o Robert Downey Jr. faz no cinema é bem diferente do personagem dos quadrinhos. Nas HQs, não se vê tanto espaço para o cinismo do personagem ou os momentos sacadinha que o filme entope no enredo.

Robert Downey Jr. claramente não é o Tony Stark dos quadrinhos. Ele está além disso. Ele simplesmente transcendeu o Homem de Ferro. 40 milhões para viver o Homem de Ferro em Capitão América 3, mais extra se a bilheteria ultrapassar o filme anterior, só confirma que o personagem é quem está subordinado à sua figura.

Mas estamos aqui tentando fazer uma versão brasileira de Vingadores. E, tal como Robert Downey Jr. transcendeu o Tony Stark, Alexandre Nero irá além de Robert Downey Jr. Não existe hoje ator no Brasil que reconstruiria Tony Stark à sua imagem melhor que Alexandre Nero. Sua cara cínica, seu tom de deboche sem parecer babaca, sua prepotência convincente reconstruiria no imaginário popular a nova face desse herói dos quadrinhos.

Você pode não entender ou aceitar agora mas, acredite, você ainda será persuadido a aceitar Alexandre Nero como verdadeiro Homem de Ferro.

--

--