Alô alô marciano, aqui quem fala é da Terra

Ana Luísa Bussular
Entusiastas
Published in
3 min readSep 28, 2018

Quando eu era criança, eu colecionava papéis de carta. Hoje em dia a gente aprendeu a evitar estereótipos e generalizações, mas imagino que poucas meninas que cresceram nos anos 2000 escaparam dessa brincadeira. Eu colecionava, mas nunca usava. Acabei usando muitos anos depois, inesperadamente, quando eu e minhas ~amigas da internet~ resolvemos trocar cartas de verdade para lembrar os velhos tempos.

Lá ia eu para os correios com um monte de envelopes cor de rosa na mão e tenho certeza que os funcionários ficavam intrigadíssimos. Em pouco tempo essa onda passou — por mais gostosa que seja, a vida vai sugando a gente e fica muito mais fácil conversar por whatsapp mesmo e não ter que se organizar para ir até o correio.

Mas.. e se a gente pudesse brincar de mandar cartas sem essa parte do correio? E se a gente pudesse mandar cartas para desconhecidos de qualquer lugar do mundo que tem interesses parecidos com os seus?

Essa é a proposta do Slowly, um aplicativo no qual eu esbarrei totalmente sem querer quando entrei na Apple Store um dia desses para matar o tempo. Sua proposta é exatamente o que eu disse no parágrafo anterior: mandar cartas para pessoas de qualquer lugar do mundo.

Quando você cria seu perfil, você coloca pouquíssimas informações pessoais, como seu país e sua data de nascimento, e escolhe um bonequinho para ser seu avatar. Sim, o foco do app é totalmente nas palavras, então não tem nem fotografia de perfil. Depois, você escolhe, entre uma gama de tópicos, todos os que te interessam. Temos desde vida, natureza e cultura a feminismo e questões LGBT. E escolhe também, é claro, as línguas nas quais você consegue se comunicar. A partir daí, você ganha dois selos: o do seu país e o do seu signo (eu amo aplicativos millenials que levam astrologia a sério) e pode começar a brincar.

O aplicativo te oferece opções de perfis com os quais se corresponder, baseado nas línguas que você é capaz de utilizar e nos tópicos que você tem em comum com as pessoas. E ah, você pode colocar filtros também. Eu, por exemplo, não tenho nada contra homens héteros e inclusive namoro um, mas tudo tem limite e prefiro trocar cartinhas só com mulheres e então é isso que estou fazendo.

Além da deliciosa oportunidade de diálogo, troca de experiências e oportunidade de praticar o inglês (muita gente de diversos países está no app por causa disso também), você pode brincar de colecionar selos! Sim, se uma pessoa de outro país te manda uma cartinha com o selo de lá, você adiciona ele em sua pastinha! ❤

A parte que tem a ver com o nome do aplicativo? Bem, ele é devagar mesmo, assim como uma boa troca de cartas na vida real. As cartas demoram a chegar para as pessoas, de acordo com a sua distância delas. No meu primeiro dia, mandei uma carta para as Filipinas e outra para a França. A primeira demoraria 2 dias para chegar, e a segunda, 1. As respostas que imagino receber também vão demorar esse tempo — e aí você ainda tem que lidar com aquela gostosa ansiedade vivenciada pela galera que realmente dependia de cartas para a comunicação. Não é uma delicinha?

Isso, obviamente, não é um #publi. É só entusiasmo mesmo. Estamos aqui pra isso, afinal de contas!

Se você gostou desse texto, não se esqueça de bater palminhas para ajudar a divulgar. E clique aqui para conhecer o Entusiastas, o espaço na internet onde os sentimentos são os únicos fatos!

--

--

Ana Luísa Bussular
Entusiastas

Jornalista aspirante a escritora e editora, passa o dia querendo ler e escrever. https://medium.com/entusiastas