História Viva: Ava DuVernay entrevista Angela Davis sobre esse momento — e o que veio antes

Essa acadêmica e ativista passou mais de 50 anos trabalhando pela justiça social. Nesse verão, a sociedade começou a alcançá-la.

Carol Correia
ẸNUGBÁRIJỌ
8 min readAug 31, 2020

--

Angela Davis, em sua residência em Oakland, julho de 2020. Poncho po Pyer Moss. Foto por: Deana Lawson.

Edição de setembro de 2020 da Vanity Fair

Entrevista realizada por Ava DuVerneay [em negrito] a Angela Davis [sem negrito]

Traduzido gratuitamente por Carol Correia para difundir essa conversa e os pensamentos de Angela Davis para os falantes de português.

AVA DuVERNAY: Eu estava lendo uma entrevista em que você falou sobre algo que tem estado na minha cabeça ultimamente. É mais ou menos nessa época, que eu vou apenas chamar de um acerto de contas racial. Você acha que poderíamos ter enfrentado este momento da maneira mais robusta que o que aconteceu neste verão, sem que a crise do COVID tenha sido a base? Um poderia ter ocorrido com tanta força sem o outro?

ANGELA DAVIS: Este momento é uma conjuntura entre a crise da COVID-19 e a crescente consciência da natureza estrutural do racismo. Momentos como este surgem. Eles são totalmente imprevisíveis e não podemos basear nossa organização na ideia de que podemos inaugurar um momento assim. O que podemos fazer é aproveitar o momento. Quando George Floyd foi linchado, e todos nós fomos testemunhas disso — todos nós vimos quando este policial branco segurou seu joelho no pescoço de George Floyd por oito minutos e 46 segundos — eu acho que muitas pessoas de todas as origens raciais e étnicas, que não entendeu necessariamente a forma como a história está presente em nossas vidas hoje, que havia dito: “Bem, eu nunca tive escravos, então o que a escravidão tem a ver comigo?” de repente começou a entender. Que houve um trabalho que deveria ter acontecido logo após a escravidão e que poderia ter nos impedido de chegar neste momento. Mas isso não aconteceu. E aqui estamos. E agora temos que começar.

Os protestos ofereceram às pessoas uma oportunidade de se unir a essa demanda coletiva de trazer mudanças profundas, mudanças radicais. Cortar o financiamento da polícia, abolir o policiamento como o conhecemos agora. Esses são os mesmos argumentos que vimos há tanto tempo sobre o sistema prisional e todo o sistema de justiça criminal. Foi como se todas essas décadas de trabalho de tantas pessoas, que não receberam nenhum crédito, tivessem se concretizado.

AVA DuVERNAY: Você entendeu os perigos do policiamento americano, a criminalização de pessoas negras, nativos-americanas e marrons, há 50 anos. Seu ativismo e sua bolsa de estudos sempre incluíram classe, raça, gênero e sexualidade. Parece que estamos em uma massa crítica em que a maioria das pessoas finalmente consegue ouvir e entender os conceitos dos quais você fala há décadas. Isso é satisfatório ou exaustivo depois de todo esse tempo?

ANGELA DAVIS: Não penso nisso como uma experiência que estou tendo enquanto indivíduo. Eu penso nisso como uma experiência coletiva, porque eu não teria feito esses argumentos ou me engajado nesse tipo de ativismo se não houvesse outras pessoas fazendo isso. Uma das coisas que alguns de nós dissemos repetidamente é que estamos fazendo esse trabalho. Não espere receber crédito público por isso. Não devemos reconhecer que fazemos este trabalho. Fazemos esse trabalho porque queremos mudar o mundo. Se não fizermos o trabalho de forma contínua e apaixonada, mesmo que pareça que ninguém está ouvindo, se não ajudarmos a criar as condições de possibilidade de mudança, então chegará um momento como este e não poderemos fazer nada sobre isso. Como disse Bobby Seale, não seremos capazes de “aproveitar o tempo”. Este é um exemplo perfeito de como somos capazes de aproveitar este momento e transformá-lo em algo radical e transformador.

AVA DuVERNAY: Eu amo isso. Eu sei que há muita energia em torno de como manter a atenção. Mas o que você está dizendo é que isso precisa acontecer de forma isolada de quaisquer forças externas. Para que, quando chegar a hora certa, haja uma preparação que já estava em andamento. Não pense muito em sustentar o momento. Esteja sempre preparado para o momento em que chegar, porque acontecerá.

ANGELA DAVIS: Exatamente. Também estou pensando em suas contribuições. Tantas pessoas viram seu trabalho, seus filmes: 13a Emenda e o filme dos Cinco do Central Park.

É assim que o mundo muda… como resultado da pressão que as pessoas comuns exercem sobre o estado de coisas existente.

AVA DuVERNAY: Olhos que condenam! Eu não acredito que você saiba sobre ele. Estou tao emocionada.

ANGELA DAVIS: Ai meu Deus. Eu não apenas vi, mas incentivei outras pessoas a olhá-lo. Eu vi aquela conversa realmente comovente entre os atores e as figuras reais. Tudo isso ajuda a criar um terreno fértil. Não acho que estaríamos onde estamos hoje sem o seu trabalho e o trabalho de outros artistas. Em minha mente, é a arte que pode começar a nos fazer sentir o que ainda não necessariamente entendemos.

AVA DuVERNAY: Você me deixou muito feliz dizendo isso. Obrigado não é o suficiente. Fala-se muito dos símbolos da escravidão, do colonialismo. Estátuas sendo derrubadas, pontes sendo renomeadas, edifícios sendo renomeados. Parece uma performace ou você acha que há substância nessas ações?

ANGELA DAVIS: Não acho que haja uma resposta simples. É importante apontar para as manifestações materiais da história com as quais estamos lutando agora. E essas estátuas são nossos lembretes de que a história dos Estados Unidos da América é uma história de racismo. Portanto, é natural que as pessoas tentem derrubar esses símbolos.

Se é verdade que nomes estão sendo mudados, estátuas estão sendo removidas, também deveria ser verdade que as instituições estão olhando para dentro e descobrindo como se transformar radicalmente. Esse é o verdadeiro trabalho. Às vezes, presumimos que o trabalho mais importante é o trabalho dramático — as manifestações de rua. Gosto do termo que John Berger usou: manifestações são “ensaios para a revolução”. Quando nos reunimos com tantas pessoas, tomamos consciência de nossa capacidade de realizar mudanças. Mas é raro que a própria demonstração traga a mudança. Temos que trabalhar de outras maneiras.

AVA DuVERNAY: Sempre adoro falar com você porque você deixa cair nove referências na conversa. Você me dá uma lista de leitura depois de suas citações. John Berger. Vou anotar esse. Uma das coisas que você falou e que me apego é sobre diversidade e inclusão. Em muitos setores, especialmente no setor de entretenimento onde trabalho, essas são palavras da moda. Mas eu os vejo da maneira que você me ensinou durante nossa conversa no dia 13. Essas são táticas de reforma, não táticas de mudança. O escritório de diversidade e inclusão do estúdio, da universidade, de qualquer organização, não é a solução rápida.

ANGELA DAVIS: Exatamente. Praticamente todas as instituições adotaram esse termo, “diversidade”. E eu sempre pergunto: “Bem, onde está a justiça aqui?” Você vai simplesmente pedir àqueles que foram marginalizados ou subjugados que entrem na instituição e participem do mesmo processo que levou precisamente à sua marginalização? Diversidade e inclusão sem mudança substantiva, sem mudança radical, não levam a nada.

“Justiça” é a palavra chave. Como começamos a transformar as próprias instituições? Como podemos mudar esta sociedade? Não queremos ser participantes da exploração do capitalismo. Não queremos ser participantes da marginalização dos imigrantes. E então deve haver uma maneira de pensar sobre a conexão entre todas essas questões e como podemos começar a imaginar um tipo muito diferente de sociedade. Isso é o que significa “cortar o financiamento da polícia”. Isso é o que significa “abolir a polícia”.

AVA DuVERNAY: Como podemos aplicar isso ao sistema educacional?

ANGELA DAVIS: O capitalismo tem que fazer parte da conversa: capitalismo global. E isso faz parte da conversa sobre educação, porque o que temos testemunhado é uma privatização crescente e o surgimento de uma espécie de híbrido: as escolas charter. A privatização é a razão pela qual os hospitais estavam tão despreparados [para o COVID-19], porque funcionam de acordo com os ditames do capital. Eles não querem ter camas extras, porque isso significa que eles não estão gerando lucro. E por que eles estão pedindo às crianças que voltem para a escola? É por causa da economia. Estamos em uma depressão [econômica] agora, então eles estão dispostos a sacrificar a vida de tantas pessoas para manter o capitalismo global funcionando.

Eu sei que é uma questão macro, mas acho que não podemos entender verdadeiramente o que está acontecendo na família, onde os pais são trabalhadores essenciais e são obrigados a trabalhar e não ter creche. Não só deveria haver educação gratuita, mas deveria haver creche gratuita e também assistência médica gratuita. Todas essas questões estão chegando ao ápice. Isso é, como você disse, um acerto de contas racial. Um reexame do papel que o racismo desempenhou na criação dos Estados Unidos da América. Mas acho que temos que falar sobre capitalismo. O capitalismo sempre foi capitalismo racial. Onde quer que vejamos capitalismo, vemos a influência e a exploração do racismo.

Não temos falado muito sobre esse período do Occupy. Acho que quando olhamos como os movimentos sociais se desenvolvem, o Occupy nos deu novos vocabulários. Começamos a falar sobre 1% e 99%. E acho que isso tem a ver com os protestos de hoje. Devemos ser muito explícitos sobre o fato de que o capitalismo global é em grande parte responsável pelo encarceramento em massa e pelo complexo industrial carcerário, pois é responsável pelas migrações que estão acontecendo ao redor do mundo. Os imigrantes são forçados a deixar suas terras natais porque o sistema do capitalismo global tornou impossível viver vidas humanas. É por isso que vêm para os EUA, é por isso que vêm para a Europa em busca de uma vida melhor.

AVA DuVERNAY: Como é para uma mulher nascida na segregação ver este momento? Que lições você catou sobre a luta?

ANGELA DAVIS: Essa é uma grande questão. Talvez eu possa responder dizendo que temos que ter uma espécie de otimismo. De uma forma ou de outra, estive envolvida em movimentos desde que era muito, muito jovem, e lembro que minha mãe nunca deixou de enfatizar que, por pior que fossem as coisas em nosso mundo segregado, a mudança era possível. Que o mundo mudaria. Aprendi a viver nessas circunstâncias e ao mesmo tempo habitando um mundo imaginário, reconhecendo que um dia as coisas seriam diferentes. Tive muita sorte que minha mãe fosse uma ativista com experiência em movimentos contra o racismo, o movimento de defesa, por exemplo, o Scottsboro Nine.

Sempre reconheci meu próprio papel como ativista, ajudando a criar condições de possibilidade de mudança. E isso significa expandir e aprofundar a consciência pública sobre a natureza do racismo, do heteropatriarcado, da poluição do planeta e de sua relação com o capitalismo global. Este é o trabalho que sempre fiz e sempre soube que faria a diferença. Não meu trabalho como indivíduo, mas meu trabalho com comunidades que enfrentaram dificuldades. Eu acredito que é assim que o mundo muda. Ele sempre muda como resultado da pressão que massas de pessoas, pessoas comuns, exercem sobre o estado de coisas existente. Sinto-me muito feliz por ainda estar viva hoje para testemunhar isso.

E estou tão feliz que alguém como John Lewis foi capaz de experimentar e ver isso antes de falecer, porque muitas vezes não podemos realmente testemunhar os frutos do nosso trabalho. Eles podem se materializar, mas pode ser 50 anos depois, pode ser 100 anos depois. Mas sempre enfatizei que temos que fazer o trabalho como se a mudança fosse possível e como se essa mudança acontecesse mais cedo ou mais tarde. Pode não ser; podemos não conseguir testemunhar isso. Mas se não fizermos o trabalho, ninguém jamais o testemunhará.

--

--

Carol Correia
ẸNUGBÁRIJỌ

uma coleção de traduções e textos sobre feminismo, cultura do estupro e racismo (em maior parte). email: carolcorreia21@yahoo.com.br