EOS — Seu guia para o lançamento da rede
Hoje, 01/06/2018, termina o maior ICO da curta história do Blockchain. A BlockOne deve arrecadar mais de USD 4 bilhões, ao longo de 1 ano de emissão inicial de tokens. Tudo isso para desenvolver o EOS, blockchain que promete ser 1.000 x mais escalável do que a rede Ethereum. Além disso, o software foi desenvolvido para ser flexível, com as possibilidades de interrupção e manutenção de contrato publicados, e amigável, já que terá contas nomeadas, recuperação de acesso e transações que podem ser retardadas.
A partir do dia 2/6, a mainnet da EOS vai ser lançada por uma comunidade técnica que se formou em torno do software já está se organizando para garantir que a implementação aconteça de forma eficiente e segura. A implementação da rede EOS será a primeira a acontecer de forma completamente descentralizada, a BlockOne não vai ter nada a ver com isso além de desenvolver o software, EOS.IO.
Mas e você que só comprou EOS, como esse lançamento da rede vai te afetar? Esse é um guia sobre o lançamento da rede e o que você tem a ver com isso. Abaixo vamos passar por tudo o que você precisa saber e fazer.
O que vai acontecer com o preço?
O que podemos dizer sobre isso é que existem muitas fontes melhores para previsões de preço de criptomoedas no curto prazo. Particularmente acreditamos no valor do EOS no longo prazo por conta do que já vimos nas testnets e das aplicações que estamos desenvolvendo. Dito isso, o fato é que a partir do congelamento do contrato de emissão de tokens EOS, que roda na rede Ethereum, e que acontecerá às 18:59:59 do dia 01/06/2018, a liquidez do token ficará bastante restrita. As transações entre carteiras não terão efeito até que a rede final seja validada, ou seja, NÃO FAÇA NENHUMA TRANSAÇÃO DE EOS ENTRE CARTEIRAS DEPOIS DE 18:59:59 DE 02/06/2018. Para voltar a fazer transações entre carteiras você deve aguardar o anúncio oficial de que a rede EOS está no ar. O EOS Rio estará atualizando o andamento disso nas nossas redes sociais. No entanto, nas exchanges o EOS continuará sendo negociado, mas não poderá ser retirado para a sua própria carteira. Transferências entre carteiras não serão válidas. Isso leva ao nosso segundo ponto…
Se não está na sua carteira não é seu
Você só deve deixar numa exchange, a criptomoeda que você planeja vender nos próximos dias. Na prática, só quem é um trader ativo deveria ter dinheiro em exchanges. Quando seu dinheiro está na exchange você voltou a centralizar sua vida financeira num terceiro, que pode não ser tão confiável assim. Tanto exchanges brasileiras como as gringas costumam enfrentar problemas que podem impedir saques por semanas ou meses, e até chegar a perda de fundos. Nem mesmo as exchanges querem que você deixe seu dinheiro nelas, ao contrário dos bancos, elas não podem rentabilizar esses recursos.
No caso do EOS você não deve MESMO, deixar seus tokens numa exchange. Nesse caso, seus tokens estarem na carteira de outra pessoa significa que você estará nas mão da exchange em decisões muito importantes para o futuro do seu dinheiro e da rede EOS. Primeiro, apesar da comunidade estar se organizando em torno de uma única main net, a possibilidade de grupos independentes subirem outras redes não está descartada, sendo inclusive provável que aconteça com pequenas variações de código. As exchanges vão escolher a quais redes vão aderir ou não, ou seja, você pode ficar sem tokens em alguma rede da qual gostaria de participar. Além disso, o EOS opera com o algoritmo de Delegated Proof of Stake para gerar consenso. Isso significa que cada participante da rede vota com os seus tokens em candidatos a Block Producers, o equivalente a mineradores da rede EOS. Uma boa escolha de Block Producers, principalmente no início da rede é fundamental, na verdade, a própria participação na votação é uma escolha importante uma vez que a rede só será ativada se 15% ou mais dos EOS estiverem votando. Caso seus tokens estejam em contas de corretoras você não terá como votar ou escolher o melhor candidato a Block Producer.
Registre seus EOS
Uma vez que seus tokens estejam na sua carteira você deve registrá-los no contrato do ICO do EOS. Isso significa mapear a sua carteira Ethereum para uma chave pública do EOS, uma vez vinculada, a sua carteira Ethereum será monitorada e, no momento do congelamento do contrato, o volume de tokens EOS será registrado num snapshot para ser distribuído na(s) rede(s) EOS. O processo é simples e o passo-a-passo está em https://eos.io/ bem no final da página. Se você ainda não fez, corra, você tem até 18:59:59 DE 02/06/2018!
Está só começando
Com seus EOS registrados você pode ter certeza que estará presente nas rede que será lançada. A partir de então você deve ficar ligado no que está acontecendo, você pode acompanhar todo o lançamento através das mídias sociais do EOS Rio, e seguir as instruções para usar seus EOS e votar nos Block Producers. As wallets e interfaces de votação estão em fase final de testes e serão lançadas nas próximas horas.
É isso, bem vindo ao processo de lançamento da rede EOS, esperamos que você curta esse momento. Vai ser épico!
Para saber mais siga o EOS Rio:
Disclaimer: O EOS Rio está concorrendo a Block Producer na rede EOS e faz parte do grupo EOS Mainnet Launch Group (EMLG) que está planejando o lançamento da rede em detalhes.