A música em tempos de pandemia

Projeto Etcetera
E Outras Coisas
Published in
2 min readSep 15, 2020

Texto de Helena Silva

Crédito: Pixabay

Muitos setores foram atingidos pela pandemia da Covid-19, dentre eles estão os produtores de eventos. Alguns que trabalham no ramo dependem unicamente desse meio para garantir o pão de cada dia. Não foi diferente com o DJ Vinny Santos, de João Pessoa. “Durante a pandemia fui obrigado a parar de fazer esse evento e, para manter visibilidade, estive focado em fazer lives nas redes”, diz Vinny.

O DJ, que trabalha com música desde os 17 anos, precisou do auxílio emergencial do governo federal, de R$ 600, para se manter durante o período que não pôde trabalhar, devido à pandemia. Aproveitando a vibe das lives, também conseguiu algumas doações, por meio do Twitch, plataforma de streaming de games comprada pela Amazon em 2014.

Vinny diz que está aos poucos retomando a vida profissional. Antes da pandemia, comandava o projeto “Open Format”, voltado para festas privadas onde todos os estilos e ritmos são tocados. “Festivais de grande nome como Rock in Rio, Lollapalooza, Coachella, entre outros, têm procurado fazer esse mix de hit`s”, o que contribuiu para aumentar a visibilidade de DJs no país, afirma.

Um dos novos projetos que lançou no canal do Twitch é o Mix Rádio, às quintas-feiras. “Nele iremos tocar e apresentar vários estilos musicais, desde influências minhas da dance music até ritmos brasileiros e batidas quebradas. Receberemos também djs de vários estilos musicais, mostrando suas músicas e suas performances”, contou, em seu Instagram.

O calor humano, os palcos e as ‘aglomerações’ em grandes festas ainda não são possíveis, enquanto a pandemia continuar. Vinny espera, entretanto, que tudo isso passe logo. “Vai embora Covid-19. Vai embora quarentena. Desejo a todos muita energia positiva e muita música de qualidade.”

O cantor local Raifi Sousa também tem passado pela pandemia de outra forma. Ao contrário de Vinny, Raifi não depende exclusivamente da música. A renda primária vem de um outro emprego — como técnico em radiologia. Entretanto, para não perder o contato com o público, criou estratégias nas redes sociais, a exemplo de publicações de vídeos, até para manter o engajamento. Assim como Vinny, espera que logo a pandemia passe para voltar aos palcos.

--

--

Projeto Etcetera
E Outras Coisas

Conteúdo jornalístico desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Uninassau João Pessoa