Ansiedade: saiba como identificar e entender suas formas de tratamento

Projeto Etcetera
E Outras Coisas
Published in
3 min readJun 1, 2022

Em entrevista, psiquiatra Thiago Guedes explica como a ansiedade pode afetar nossas vidas

Por Johanes Gabriel

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade. São quase 19 milhões de brasileiros (9,3% da população) que convivem com o transtorno, e o número teve aumento durante a pandemia da Covid. Em entrevista, o psiquiatra Thiago Guedes de Andrade explica como o transtorno da ansiedade pode afetar a nossa saúde mental e explica como identificar os sintomas.

Psiquiatra Thiago Guedes de Andrade. Foto: Arquivo Pessoal

O que é a ansiedade e como podemos identificá-la?

Ansiedade é um tipo de emoção normal que sentimos quando estamos diante de expectativas. Porém, às vezes, ela se torna um transtorno devido intensidade e frequência, ou até mesmo por não haver motivos aparentes para que aconteça. É reconhecida por uma aceleração de pensamentos, em sua maioria negativos, que geram angústia e sintomas físicos, como sudorese, taquicardia e até sensação de falta de ar.

Quais os principais sintomas da ansiedade?

Caracteriza-se como uma expectativa. Ou seja, pensamentos no que vai ou não acontecer, excesso de pensamentos no futuro. Isso gera medo, angústia, insegurança, aceleração de pensamentos e sintomas físicos, como: tremor, sudorese, taquicardia, falta de ar e até desmaios.

Muitas pessoas associam a ansiedade com a depressão. Qual é a principal diferença?

É muito comum a associação dos dois, por eles estarem relacionados com o mesmo neurotransmissor no cérebro. Sobre a depressão, costumamos falar em transtorno de humor, em que a falta de prazer, a tristeza e a disposição do paciente estão reduzidas. Já na ansiedade, o paciente não consegue realizar suas tarefas pelo medo de não conseguir ou de dar errado. Os sintomas físicos de taquicardia e sudorese estão mais associados à ansiedade. Já os de dor no corpo e indisposição, à depressão.

Pessoas podem ter ansiedade e não saber?

Quem tem ansiedade, sofre com ela. Muitas vezes pode não entender que é ansiedade, mas lhe causa sofrimento quando se torna um transtorno.

Qual a função do psiquiatra e sua importância no acompanhamento para o tratamento da ansiedade?

O psiquiatra é o médico que trata os transtornos mentais como um todo. Desde a esquizofrenia, passando pelos transtornos de humor, como bipolaridade e depressão, além dos transtornos compulsivos obsessivos, transtornos alimentares, do desenvolvimento, do sono, até os transtornos ansiosos.

Quais são os principais desafios a serem enfrentados por pessoas que sofrem de ansiedade?

O primeiro desafio é vencer o preconceito. As pessoas que têm ansiedade sofrem preconceito social e até de si. Esse auto preconceito gera uma negação de seus sintomas, fazendo com que o paciente demore a pedir ajuda, piorando seu quadro.

Outros desafios estão em conseguir fazer acompanhamento medicamentoso e com psicólogo, pois muitos não aderem ao tratamento como recomendado.

Melhorar de um transtorno de ansiedade de grau moderado a grave sem medicação é impossível. Assim como melhorar de um transtorno de ansiedade leve sem terapia é bem complicado também. Só precisamos diferenciar o que é transtorno de ansiedade do que é apenas a ansiedade como sentimento normal em relação a alguma expectativa.

Por que a ansiedade ainda é um assunto muito restrito na sociedade?

A população brasileira é a de maior índice de ansiedade no mundo, mas ainda existe o tabu em falar sobre o problema. O preconceito social gera exclusão dessas pessoas e, por isso, tendem a esconder seus sintomas. É como se o fato de ter um transtorno ansioso tornasse aquela pessoa menos capaz para determinada função, o que não é verdade.

É possível ter uma vida normal e conviver com a ansiedade?

Sim, é possível. Porém, com tratamento adequado. E pacientes com ansiedade podem sim receber alta das medicações. É mito que um ansioso sempre estará necessitando de remédios.

O que os pacientes podem esperar do tratamento?

Melhora do quadro clínico, com retorno às atividades de forma mais proativa e redução do sofrimento.

Quando procurar ajuda médica?

A ajuda médica é sempre importante quando a ansiedade começa a alterar a vida do paciente, seja no âmbito pessoal, seja social, no trabalho ou na família. Sintomas físicos que impedem a realização de tarefas é um sinal importante de que a pessoa precisa procurar a ajuda de um psiquiatra.

--

--

Projeto Etcetera
E Outras Coisas

Conteúdo jornalístico desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Uninassau João Pessoa