Como praticar exercícios pode ajudar na sua saúde mental

Projeto Etcetera
E Outras Coisas
Published in
2 min readJun 4, 2023

Texto de Matheus Gabriel

Quando falamos sobre saúde mental, pensamos logo em terapeutas, psicólogos e até em medicamentos. Mas além desses métodos já conhecidos, você sabia que a prática de atividades físicas é tão eficiente quanto a prevenção e tratamento da nossa saúde mental?

Há uma série de estudos comprovando os benefícios das práticas esportivas à saúde mental, principalmente para ansiedade e depressão. Estudos afirmam que, movimentar-se ao menos 90 minutos por semana já é o suficiente para uma melhora nos sintomas.

O começo nunca é fácil

É nessa fase que se encontram as principais dificuldades apontadas pelas pessoas quando o assunto é praticar exercícios — como começar? Os motivos apontados são vários: falta de tempo, falta de dinheiro, falta de lugar adequado por perto, falta de companhia para praticar e por último o clima, ou muito frio, ou muito quente.

Sem dinheiro para academia? Vamos procurar a praça mais próxima

Um outro fator que pode dificultar é a falta de dinheiro. Uma solução para se exercitar enquanto as contas ainda estão apertadas são as praças públicas. É uma medida um pouco menos sofisticada que uma academia, mas algumas praças contam com estruturas desde as mais básicas: pistas de corridas, algumas com quadras. Nesses ambientes, não é preciso uma grande quantidade de equipamentos para exercitar-se, já que a maioria das atividades serão feitas com o peso corporal, ou com equipamentos já disponíveis no ambiente.

Não tem companhia para o treino?

Já se o seu caso for a falta de um companheiro para as atividades, algumas das dicas citadas no último tópico já te ajudam. Isso porque, quando falamos em esportes praticados em quadras, é necessário uma quantidade maior de pessoas, e geralmente elas se organizam em grupos com encontros semanais. Além disso, dentro desses grupos, há pessoas com diferentes níveis de aprendizagem. Então uma possível falta de experiência sua não vai ser um problema.

Sem tempo, e agora?

Especialistas na área, Bruna Campos, psiquiatra pela Universidade Federal Fluminense (UFF), afirma que 90 minutos semanais já são o suficiente, ou seja, 12 minutos diários, para atenuar e prevenir doenças como ansiedade e depressão.

Com essas informações em mente, o que pode ser feito nesse período curto de tempo? Exercícios aeróbicos são sempre os mais recomendados, como pular corda, polichinelos e atividades isométricas, como prancha e canoa. Além dessa eficiência em períodos curtos de tempo, outra vantagem que esses exercícios têm é que eles podem ser praticados em quase todos os lugares por usar somente o peso corporal.

Vale lembrar sempre que vocês devem procurar profissionais especializados nas áreas antes de tudo, para que assim eles recomendem as atividades mais indicadas para você.

Lembre-se, qualquer movimentação é melhor do que nenhuma.

--

--

Projeto Etcetera
E Outras Coisas

Conteúdo jornalístico desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Uninassau João Pessoa