Daniel Beltrammi: A exaustão por trás da pandemia

Projeto Etcetera
E Outras Coisas
Published in
3 min readApr 26, 2021

Texto de Danilo Oliveira

Crédito: Divulgação

Lidar com a pandemia da covid-19 tem sido exaustivo para muitos profissionais da saúde. Para as autoridades sanitárias, por outro lado, tomar decisões que afetam a vida de milhões de pessoas é um grande desafio. Daniel Beltrammi, secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, não tem uma resposta objetiva ao ser questionado como tem lidado com todas essas questões. A ‘exaustão’, diz, também tem sido um aprendizado pessoal.

“12 meses num cenário como esse que eu jamais poderia imaginar nos meus piores pesadelos, isso faz com que nós estejamos como qualquer ser humano, absolutamente exausto. Mas essa exaustão, ela não é paralisante. É uma exaustão que também nos impõe num aprendizado diário de humildade. E essa oportunidade que a Paraíba me apresenta para servi-la no Sistema Único de Saúde só me enche de energia e entusiasmo para seguir em frente.”

Ainda que vivenciemos uma narrativa infeliz e cruel com a pandemia da covid-19, o secretário dispõe de uma posição equilibrada e comprometida com a saúde e bem-estar dos paraibanos. Sempre incisivo no desafio de conseguir conscientizar a população a seguir as orientações de prevenção e cuidados ao vírus Sars-CoV-2.

No currículo, Beltrammi apresenta uma vasta experiência. É médico, mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Possui Residência Médica em Medicina Preventiva e Social, com ênfase em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde — PROAHSA, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas — EAESP-FGV. Daniel Beltrammi atua há cerca de 20 anos pelo Sistema Único de Saúde.

Sendo um dos maiores responsáveis na luta contra a pandemia no estado, Beltrammi recebeu a outorga do título de Cidadão Paraibano, em março de 2021, por unanimidade, pelos deputados estaduais em sessão remota da Assembleia Legislativa. Honra concedida pelo seu esforço fenomenal, profissionalismo e posição de destaque.

Desde que iniciou o trabalho à frente da Secretaria de Saúde no combate à pandemia, Beltrammi constantemente mantém seu discurso de recomendação à população para que fique em casa, evitando aglomerações. Mas sabe que não é fácil.

“O momento da pandemia ainda é muito difícil, não só na Paraíba, mas em todo o país. É fundamental que você possa estar protegido ao longo dos finais de semana. Não é momento para aglomeração e para festividades. Você deve permanecer em casa o maior tempo possível, convivendo apenas com as pessoas que moram com você. Essas medidas são para sua proteção! Se sair por algum motivo específico, usem máscara”, ressalta Beltrammi.

Crédito: Divulgação

Certamente, o posicionamento e as decisões tomadas pelo secretário executivo fizeram com que o estado continuasse avançando na vacinação para salvar vidas. Em números proporcionais, até a publicação desta reportagem, a Paraíba é o quarto estado que mais vacinou a população, estando na faixa etária de imunização de pessoas com 60 anos ou mais.

“As pessoas precisam ser protagonistas e não coadjuvantes. Combater esse momento em que nós vivemos e saímos melhores, podendo preservar o máximo possível as pessoas, exige que elas sejam tomadoras de decisão”.

--

--

Projeto Etcetera
E Outras Coisas

Conteúdo jornalístico desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Uninassau João Pessoa