Nova grade da TV Tambaú tenta alavancar audiência

Projeto Etcetera
E Outras Coisas
Published in
3 min readJul 12, 2020

Coluna do Cledyson Fernandes

Crédito: Divulgação (TV Tambaú)

A TV Tambaú (afiliada do SBT na Paraíba) novamente tenta alavancar a audiência. Não é apenas uma mudança de cenário ou de produção, mas também a forma de falar, de noticiar.

Faz um tempo que a TV Tambaú tenta colocar na sua grade de programação um jornal matinal, mas nunca deu certo — em geral, é extinto por baixa audiência. A novidade chega com o novo “Tambaú da Gente — Manhã”, que esperamos, na medida do possível, ter muito sucesso e, claro, ibope. O cenário é legal, leve, atraente. A apresentadora Jaceline Marques, nova contratada da casa, tem uma atenção enorme com a comunidade, fala em ajudar as periferias, as comunidades em geral. No entanto, disputar com a TV Cabo Branco, TV Correio e TV Arapuan, no mesmo horário, não será tarefa nada fácil, já que as três emissoras citadas têm nomes super requisitados no jornalismo.

Já “O POVO NA TV” é uma grande novidade na Tambaú. Erly Fernandes se tornou um comunicador interativo, divertido, mas em certos pontos precisa melhorar, as brincadeiras são muitas e isto acaba tirando o foco do programa, que é o de informar. Há quem diga que este é “O jeito Erly de ser”. Desde as outras emissoras, Erly carrega seus telespectadores para onde vai e, além disso, é o dono de um dos ibopes mais invejáveis da televisão paraibana, fora o faturamento que também é grande.

Desde o extinto “Feminíssima”, a Tambaú não criou nenhum programa parecido, na minha opinião. O “Com Você”, de princípio, era super legal, interativo, depois passou para um programa perdido. A aposta da Tambaú em trazer Fernanda Albuquerque é grande, a mesma traz faturamento e ibope e isto são itens que o programa não tinha. O Com Você já era para ter sido extinto, voltar ao Feminíssima ou criar um programa parecido até daria gosto de assistir.

E, por último, o “Tambaú da Gente — Noite” que, segundo a emissora, é a nova aposta para o horário nobre, mas não tem nada de novidade. É uma cópia do “Tambaú da Gente” que era apresentado ao meio-dia. Entretanto, há muitos merchans, parece que estou assistindo a um jornal do horário do almoço.

O extinto “Tambaú Notícias” ganha de 10 a 0, teve uma história de mais de duas décadas, onde passaram grandes nomes do jornalismo e não deveria ter acabado para criar um jornal que é uma cópia de outro.

SHERERAZADE FORA DO SBT?

Crédito: Divulgação

Com o contrato perto de vencer, a paraibana Rachel Sheherazade pode deixar o SBT em setembro. De acordo com a coluna do jornalista Fefito do portal UOL, Sheherazade ainda não foi chamada para uma possível renovação de contrato. Duas emissoras estão de olho na jornalista: a CNN Brasil e a BAND. Também, de acordo com Fefito, ano que vem a jornalista completaria 10 anos no SBT, mas a relação entre ambas as partes vêm se desgastando há anos, desde quando Sheherazade foi proibida de opinar na bancada do telejornal.

De acordo com o site Notícias da TV, o SBT já testa três apresentadoras que possivelmente poderão substituir Rachel, são: Analice Nicolau, Márcia Dantas e Neila Medeiros. Mas, segundo Felipeh Campos, jornalista e colunista do Programa A TARDE É SUA, Silvio Santos já bateu o martelo e decidiu que Carla Vilhena será, possivelmente, a substituta ideal para assumir a bancada do telejornal.

Rachel Sheherazade Barbosa é uma jornalista paraibana, formada pela Universidade Federal da Paraíba. Começou sua carreira como servidora do Tribunal de Justiça da Paraíba como jornalista, de 1994 e posteriormente foi repórter correspondente da TV Justiça.

Anos depois, trabalhou na TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba, logo após foi contratada pela TV Tambaú para ser apresentadora do Tambaú Notícias. Em fevereiro de 2011, Rachel criticou o carnaval da Paraíba por meio de um editorial. O vídeo foi postado no Youtube, fazendo com que Sheherazade ganhasse destaque nacional; através disto, foi chamada por Silvio Santos para ser âncora do SBT Brasil, o principal telejornal da casa.

--

--

Projeto Etcetera
E Outras Coisas

Conteúdo jornalístico desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Uninassau João Pessoa