Os impactos da pandemia da Covid-19 no meio ambiente

Projeto Etcetera
E Outras Coisas
Published in
3 min readAug 22, 2020

Texto de Larissa Mendes e Richelly Vieira

Com o avanço da pandemia pelo novo coronavírus, muitas cidades em todo o mundo adotaram campanhas estimulando o isolamento social. A queda na movimentação nas grandes cidades causou efeitos diretos no meio ambiente, como a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera.

Crédito: Arquivo Pessoal

Nesse intuito, conversamos com a bióloga Cristhyane Claudino Pimentel para entender como se deu esses impactos no nosso cotidiano.

Durante esse período de pandemia o consumo de plástico se tornou maior, trazendo um grande impacto ambiental. Quais são as consequências futuras disso?

A maioria dos resíduos sólidos descartados, incluindo os plásticos, não são processados corretamente, ou seja, não são reciclados e demoram muitos anos para se decompor. Logo, o acúmulo destes materiais é maléfico ao ambiente, pois seu volume ocupa espaço dificultando a decomposição de outros materiais que estejam próximos. Além disso, se destinado incorretamente, podem entupir bueiros contribuindo com alagamentos e enchentes durante os períodos chuvosos.

O isolamento social mudou a dinâmica do meio ambiente. Quais os pontos negativos sobre isso?

Possivelmente o principal ponto negativo que o isolamento proporcionou ao ambiente foi o acúmulo de lixo residenciais. E como a maior parte da população não tem o hábito de realizar a coleta seletiva, os materiais não são recicláveis. Além disso, o aumento no consumo de energia, gás natural e alimentos são fatores que também podem contribuir com danos ambientais.

Como o plástico afeta a cadeia alimentar?

Os animais marinhos se alimentam acidentalmente dos microplásticos que sofrem com asfixia e/ou danos nos órgãos internos, principalmente os relacionados à digestão, podendo chegar ao óbito. Além disso, estes plásticos costumam ser tóxicos, comprometendo não apenas a saúde dos animais que os consomem, mas também dos seus predadores.

Como o fechamento de fábricas e do comércio contribuiu para a diminuição de poluição atmosférica?

Uma vez que as atividades industriais não são realizadas, gases poluentes como dióxido de carbono e de nitrogênio não são despejados na atmosfera, tornando o ar mais limpo.

Com o isolamento social, vimos uma diminuição da poluição do ar e da água, presença de animais silvestres em áreas urbanas, ambientes mais propícios a reprodução e desova de animais como tartarugas marinhas, mas também vimos aumento no consumo de alimentos, energia, água e produção de lixo.

O descarte incorreto pode ocasionar a contaminação de várias doenças. Quais são elas?

Leshimaniose, leptospirose, peste bubônica, tifo murino, hantavirose, entre outras. Muitos animais que são considerados reservatórios de zoonoses estão presentes no ambiente urbano devido à rica oferta de alimento, proveniente dos lixos descartados inapropriadamente, por isso, a melhor forma de combater estas e outras doenças é a prevenção, ou seja, manter os ambientes limpos.

--

--

Projeto Etcetera
E Outras Coisas

Conteúdo jornalístico desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Uninassau João Pessoa